eventos

24/02/2015 - Porto Alegre sedia evento inédito na América do Sul sobre Engenharia do Vento
 
Pela primeira vez na América do Sul, Porto Alegre será sede do maior evento mundial sobre Engenharia do Vento, que acontece de 21 a 26 de junho de 2015 no Centro de Eventos da PUCRS. A 14ª edição do Congresso Internacional da Engenharia do Vento (ICWE – sigla em inglês) será a oportunidade para engenheiros, arquitetos, meteorologistas, estudantes e demais profissionais participarem do fórum de discussões e resoluções dos problemas relacionados à interação do vento com o ser humano e o meio ambiente. As inscrições para o público participante já estão abertas. São esperados aproximadamente 500 conferencistas de 33 países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Japão, China, Austrália, Inglaterra e Alemanha.
O evento acontece a cada quatro anos e aborda diversos tópicos relacionados à ação e efeitos do vento, entre os quais: meteorologia, túneis de vento, energia eólica, dispersão atmosférica de poluentes, erosão eólica, aerodinâmica de veículos, simulação computacional, planejamento urbano, conforto e segurança de pedestres, ação do vento em edificações, redução de acidentes causa dos pelo vento entre outros assuntos. A edição na capital gaúcha também será palco para comemorar o primeiro meio século de existência das Conferências Internacionais de Engenharia do Vento. O primeiro congresso ocorreu em 1963 no distrito londrino de Teddington, no Reino Unido.
O evento está sendo organizado por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e por engenheiros da empresa Vento-S Consultoria em Engenharia do Vento Ltda. O diretor do Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC) da UFRGS e presidente do comitê organizador do evento, Acir Mércio Loredo-Souza, salienta que a universidade foi responsável por estudos técnicos em diversas estruturas, como a ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira e o Allianz Parque, em São Paulo/SP; a Arena do Grêmio e a reforma do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre/RS; o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; além de torres de Furnas, diversos prédios comerciais, residenciais no Brasil e no exterior. Atualmente, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna/SC, passa por estudos sobre o impacto do vento e intempéries na estrutura da obra, prevista para ficar pronta em meados deste ano.
Informações sobre inscrições: www.icwe14.org na seção Registration.
 
Amorim Comunicação

Site Login