eventos

14/05/2015 - Feimafe 2015 tem projetos e impressão 3D para indústria - ferramenta oferece agilidade para empresas
 
Se há pouco tempo a ideia de que máquinas poderiam imprimir outros objetos, a partir de comandos de computador, parecia ficção científica, hoje as impressoras 3D fazem cada vez mais fácil o cotidiano de projetistas e engenheiros. Na Feimafe 2015 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – não será diferente. A feira acontece de 18 a 23 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Um dos expositores desse segmento na feira, é a SKA, representada no Brasil pela Stratasys. Vagner Cornelius, porta-voz da empresa, avalia que a acessibilidade da impressão 3D para toda a indústria agiliza a tomada de decisões para a Engenharia. “Além disso, diminui o ciclo de desenvolvimento do produto. Os principais líderes de mercado desse setor já estão explorando este recurso para auxiliar na manutenção da sua liderança. Em relação aos custos, depende da necessidade ou do grau de exigência de cada cliente. Hoje encontram-se no mercado impressoras de baixo custo e impressoras profissionais dedicadas à indústria. O custo da tecnologia é relativo. A SKA possui inúmeros casos de empresas cujos benefícios da tecnologia trouxeram um retorno financeiro rápido em poucos meses, muito maior do que a empresa gastou para adquirir a máquina de impressão 3D”.
A impressora 3D Objet260 Connex 3, da Stratasys, será um dos destaques do estande da SKA na Feimafe. A máquina é uma impressora multimateriais colorida, que permite a construção/fabricação de modelos coma mesma textura e aparência do produto final.  Entre cases de sucesso da empresa estão projetos de impressão 3D para BMW e MAN. Entre outras destaques da impressão 3D estão a impressão de uma caixa craniana. O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer usou essa tecnologia para essa prótese que se ajusta ao crescimento do paciente.
A Cimatron, outra empresa expositora, leva o CimatronE12, última versão do sistema CAD/CAM integrado da 3DSystems, voltado ao segmento de projetos e fabricação de moldes e ferramentas além de usinagem de peças distintas. “Também levaremos nossas impressoras 3D para fabricação de peças e protótipos”, explica Alexandre Censi, gerente da marca no Brasil.
“Atualmente as empresas são cada vez mais pressionadas a entregarem produtos de alta qualidade, com preços e prazos menores. O CimatronE12 é um CAD/CAM desenvolvido com estas premissas, assim o fabricante de moldes e ferramentas tem mais controle de seu processo e sabe exatamente em que estágio determinado projeto se encontra. Outra coisa muito importante são as modificações de engenharia. Durante o processo de desenvolvimento de um produto, atualmente isto não deve atrasar nem comprometer a qualidade do produto final, é nisto que os softwares da Cimatron e a fabricação aditiva vão ajudar o fabricante de moldes e matrizes”, completa Alexandre Censi.
Na avaliação do diretor da IST Sistemas, Antônio Álvaro Marzola,  “as ferramentas de modelagem 3D, como o Solidworks CAD 3D, simplificam a modelagem complexas, de peças manufaturadas às formas mais complexas, até mesmo de criação de superfícies e grandes montagens avançadas. Um dos principais benefícios para o setor industrial é a possibilidade de criar projetos mais rapidamente e trabalhar com mais eficiência”. Durante a Feimafe, a IST Sistemas espera fortalecer o relacionamento com clientes e gerar novas parcerias comerciais.
Serviço
15ª Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura
Data: 18 a 23 de maio de 2015
Horário:  2ª a 6ª feira das 10h às 19h - sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

2PRÓ Comunicação

Site Login