21/05/2015 - Inovatech Engenharia amplia a sustentabilidade da Casa cor 2015
Consultoria implanta sistema de valorização de resíduos e dá destino correto a mais de 826 m³ de sobras de gesso, entulho, papel, plástico e vidro. Volume equivale a um prédio de quatro andares
Um dos maiores desafios da Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade na construção civil, para 2015, é o de aumentar o nível de desempenho ambiental da CASA COR – maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, que acontece em São Paulo, de 26 de maio a 12 de julho e pertence à Unidade de Negócios Arquitetura e Design da Editora Abril. Entre as estratégias da consultoria está a aplicação do sistema de gestão de sustentabilidade para toda a estrutura do evento, com ênfase, entre outros aspectos, na valorização dos resíduos gerados, em um projeto de melhoria previsto para acontecer até 2020.
De acordo com a presidente da CASA COR, Lívia Pedreira, a preocupação com a sustentabilidade sempre foi constante em todas as edições do evento. “O projeto da mostra esse ano levará em conta quatro macrotendências, identificadas pela equipe editorial do evento: menos é mais, compartilhar, sustentabilidade e brasilidade”, explica ela.
Segundo Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, “a sustentabilidade depende do esforço integrado das equipes envolvidas na realização do evento e de um processo constante e duradouro”. A consultoria apresentou o programa de gestão de sustentabilidade estruturado com base no mapeamento de ações implantadas pela CASA COR em edições anteriores, na estrutura organizacional e nos processos de organização e montagem do evento.
De acordo com Ferreira, “a partir do mapeamento, foram propostas soluções, entre elas, o sistema de valorização dos resíduos gerados desde a montagem e desmontagem dos ambientes (canteiro de obras), com incentivo ao reaproveitamento de materiais e ações de responsabilidade socioambientais no entorno das mostras, com soluções para a preservação e melhorias das instalações locais. Além da elaboração de cartilha ambiental para todos os profissionais - dos montadores aos arquitetos e paisagistas -, que participam do evento”.
Inventário de Resíduos
O volume de resíduos gerados na montagem da mostra equivale a um prédio de quatro andares, é o que aponta o inventário de resíduos realizado pela Inovatech Engenharia.
O levantamento realizado pela consultoria contabilizou, no processo de montagem do evento, a retirada de 826 m³ de sobras, entre madeira, gesso, entulho, papel, plástico e vidro, separados e transportados em 165 caçambas e 68 caminhões. O volume equivale a um prédio de quatro andares.
A consultoria coordenou a gestão ambiental de um canteiro de obras com mais de 2000 colaboradores, "onde tudo o que sobra precisa ser separado, organizado e valorizado, para que tenha o destino correto e possa ser reaproveitado ou descartado sem agredir o meio ambiente", reitera Ferreira.
Soluções de sustentabilidade
Algumas das soluções de sustentabilidade que estão sendo implementadas em toda a mostra são o planejamento do lay-out do canteiro de obras, buscando aperfeiçoar a gestão dos resíduos; elaboração do PGR (Plano de Gerenciamento de Resíduos); e treinamento dos colaboradores responsáveis pela montagem e desmontagem. Além disso, estão sendo criados indicadores de sustentabilidade que servirão tanto para melhoria contínua da exposição nos próximos anos, como para a governança de sustentabilidade da empresa, além da definição de políticas de eficiência energética e gestão da água.
CASA COR 2015
Período 26 de Maio a 12 de Julho de 2015
Local Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado, 1.173
Cidade Jardim - São Paulo
Informações: http://www.casacor.com.br/saopaulo/
Ateliê de Textos
Assessoria de Imprensa INOVATECH
Holofote
Assessoria de Imprensa CASA COR