eventos

02/06/2015 - Programação de palestras do Gas Summit Latin America começa semama que vem, no Rio de Janeiro
 
Seminário que discute indústria do gás reúne autoridades de empresas do setor e representantes de países como Bolívia, México, Argentina, Colômbia e Peru
 
Na próxima semana, nos dias 8, 9 e 10 de junho, a indústria do gás tem encontro marcado no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro. Um dos mais reconhecidos fóruns de discussões do setor no continente, o Gas Summit Latin America chega a sua 12ª edição e reúne empresários, autoridades de organizações públicas e privadas e acadêmicos da cadeia de exploração, produção e distribuição do gás, além de palestrantes de diversos países do continente para analisar estratégias que favoreçam a expansão do mercado de gás.
Representantes de empresas e instituições de destaque, como Comgás, TBG, Gasmig, Coca-Cola, Gás Natural Fenosa, Aggreko e ANP, além de palestrantes de diversos países da América Latina - Bolívia, México, Argentina, Colômbia e Peru - discutem e apresentam soluções para questões como precificação do gás, regulação, consumo e aproveitamento do insumo, gás não-convencional, biogás, transporte de gás, novas tecnologias e outros temas pertinentes ao mercado.
 
Programação - O Gas Summit Latin America 2015 será aberto no dia 8 de junho, às 8h50, pelo diretor do Conselho Consultivo do seminário e do TNS Latam, Fernando Meiter. Logo em seguida, às 9h, o “Cenário Global” é tema da palestra do diretor da Wood Mackenzie, Eric Eyberg. Às 10h30, é a vez do gerente de projeto da PSR, Bernardo Bezerra, apresentar um panorama energético do Brasil durante a palestra “Cenário Nacional”. No período da tarde, a metodologia e os mecanismos de precificação do insumo fazem parte da discussão do diretor comercial da Gasmig, Sérgio da Luz Moreira.
No segundo dia, todo o período da manhã é dedicado para que os palestrantes internacionais destaquem questões da indústria de gás natural em seus respectivos países. Às 9h, Meiter abre o seminário com uma visão geral dos movimentos econômicos e geopolíticos do mercado de gás na América Latina. Em seguida, às 9h20, o líder de projeto da Enarsa PDV, Luis Bertenasco, destaca pontos cruciais da nova Lei de Hidrocarbonetos da Argentina. A partir das 10h30, o diretor técnico de Transportes e Comercialização da ANH (Agência Nacional de Hidrocarburos de Bolívia), Norton Nilton Torrez Vargas, apresenta um panorama de produção e status das reservas do país.
Na sequência, às 11h, “Privatização da produção e ampliação da rede de transporte” é o tema da palestra do vice-ministro do Ministério de Minas e Energia do Peru, Raul Perez Reyes. A seguir, às 11h30, “Nova rodada de licitações” será o assunto abordado pelo diretor técnico de hidrocarbonetos do Ministério de Minas e Energia da Colômbia, Carlos David Beltran Quintero. Finalizando as apresentações da manhã do dia 9, a diretora de Regulação Econômica de Gás Natural da Comissão Reguladora de Energia do México, Gabriela Rojo Chavez, levanta o tema “Reforma Energética”.
Ainda no segundo dia de seminário, o período da tarde é dedicado a questões de regulação e infraestrutura. “Lei do Gás” será abordada às 13h40 pela assessora de diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Heloise Costa. Às 14h20, Maurício Tolmasquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), destaca a “Expansão da Oferta e Demanda de Gás”. Mais tarde, às 15h, questões de consumo e aproveitamento de gás serão abordados durante as apresentações do gerente de fábrica da Coca-Cola Andina, Nilson Alegre, e pelo gerente de projeto da Light Esco, Rui Brilhante. O executivo de negócios em óleo & gás da Imagem Esri, Alessandro Diniz apresenta palestra intitulada “Tecnologia e Operação da Distribuição”, às 16h. Finalizando o segundo dia, às 17h, o diretor superintendente da TBG, Ubiratan José Clair analisa cenário de oportunidades e riscos do transporte de gás.

Último dia - Às 9h, “Gás do Pré-Sal” é o tema analisado pela diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christine de Santana Araújo, e pela especialista de gás da Firjan, Renata van de Haagen. Às 11h, Alexandra Barone, superintendente de Assuntos Regulatórios da Comgás e Rosângela Moreira de Araujo, superintendente de Biocombiustíveis e Qualidade de Produtos da ANP, analisam aspectos regulatórios e de aproveitaento do biogás. Na sequência, às 11h30, Renato Jerusalmi, CEO da BPMB Parnaíba aborda questões do gás on-shore. “Gás Não-Convencional” é o tema da palestra do professor da UFRJ, Edmar Luiz Fagundes de Almeida, ao meio-dia.
Encerrando a programação do Gas Summit Latin America 2015, o diretor da Gás Natural Fenosa, Armando Laudorio, participa da palestra “GNC e as Novas Redes de Distribuição” e, às 15h10, é a vez do GNL ser analisado pela sócia-diretora da empresa de consultoria Prysma E&T, Sylvie D’Apote.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.informagroup.com.br/gas-summit. 

Conteúdo Empresarial

Site Login