eventos

04/09/2015 - Rede Integrada de Metrôs Leves (RIML) começa a sair do papel
 
 “Os recursos para estudos e projetos de três linhas da Rede Integrada de Metrôs Leves (RIML) estão garantidos” comentou o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, durante reunião realizada (4/08) com a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).
Segundo Dourado, as três linhas escolhidas para esta fase são: um corredor na área central de Brasília, ligando a rodoviária à Esplanada dos Ministérios, com dois braços (um para o Cruzeiro/Sudoeste e outro na L4 para UnB); o VLT W3 Sul-Norte; e o corredor entre o Sol Nascente, Ceilândia, Taguatinga e Riacho Fundo.
Na visita, Dourado apresentou o cronograma de obras de expansão e modernização do Metrô-DF e ressaltou a prioridade do governo de Brasília pelo transporte sobre trilhos. De acordo com o presidente, 21 licitações para obras e aquisições de equipamentos terão início neste mês, a partir da compra de um sistema de telecomunicações. A segunda licitação dará início à expansão do metrô nos ramais Ceilândia, Samambaia e a construção da primeira estação da Asa Norte. As demais 14 licitações serão realizadas até agosto de 2017. “Metade delas será feita na modalidade pregão, que dá mais agilidade ao processo”, explicou.
Dourado também falou sobre o modelo de Parceria Público Privada (PPP) que deverá ser utilizado para a conclusão da estação não operacional Estrada Parque (EPQ), a conclusão da primeira estação ecológica do país, a estação Guariroba, que captará energia solar para alimentar a estação a partir de placas fotovoltaicas, e a implantação de postos para o aluguel de bicicletas e de paraciclos (semelhantes aos bicicletários) nas estações.
O Metrô-DF é um dos apoiadores da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programada para o período de 8 a 11 de setembro de 2015, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), paralelamente à METROFERR EXPO 2015.
A programação da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária está estruturada em torno do tema “Avanço nas Redes: Necessidade Urgente”, propondo o debate sobre a importância do avanço urgente das redes sobre trilhos para o equilíbrio das cidades, melhoria do meio ambiente e o desenvolvimento da nação.
 
Sobre a Semana – A Semana de Tecnologia Metroferroviária tem defendido o contínuo desenvolvimento da tecnologia metroferroviária e investimentos permanentes em redes estruturadoras de transporte público, em especial os sistemas sobre trilhos, que são estratégicos para todo o País, por reduzirem os custos e aumentarem a competitividade dos principais centros urbanos.
Paralelamente ao congresso acontece uma das principais exposições metroferroviária da América Latina: a METROFERR EXPO 2015 – Exposição de Produtos e Serviços Metroferroviários, que reúne as empresas mais representativas do setor para uma exposição do que há de mais moderno na área de transporte público, visando desenvolver integração e sinergia entre fornecedores, operadores e técnicos do setor metroferroviário.
 
Serviço
21ª SEMANA DE TECNOLOGIA e METROFERR
Data: 08 a 11 de setembro de 2015
Horário: 1º dia – 12 às 17h00
Horário: 2º ao 4º dia – 9h00 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo – SP
 
Digital Assessoria Comunicação Integrada

Site Login