eventos

08/09/2015 - Engenheiros debatem combate à corrupção em evento
 
Profissionais se reúnem em São Paulo para discutir propostas de retomada do avanço econômico e restabelecimento da confiança brasileira no setor de Engenharia
 
Na próxima quarta-feira, dia 9, membros da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), além de representantes de empresas de Engenharia e de universidades, se reúnem para um debate. A discussão abordará o Combate à Corrupção, tema que tem envolvido empresas da área e afetado a imagem dos profissionais da Engenharia. Propostas para a volta do crescimento e desenvolvimento do país – pautas sempre presentes no cotidiano das entidades – também serão discutidas pelos engenheiros. O encontro ocorre às 8h30, na sede do SEESP.
Para contribuir com as discussões, mediadas pelo presidente da FNE e SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, o evento terá a presença de Frederico Bussinger. Para o ex-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a corrupção não impacta apenas a sociedade, como também conspira contra a boa Engenharia. “Se, dentro de uma corporação, o critério é maximizar a propina, não há espaço para a boa técnica, para os bons valores e para os profissionais que primam por eles. Além disso, quando recursos destinados a obras de infraestrutura, por exemplo, são drenados para fins ilícitos, a sociedade é quem perde. Daí a importância de os engenheiros tomarem a iniciativa e levantarem essa bandeira”, explica Bussinger.
Durante o café da manhã, Marcelo Zuffo, da Universidade de São Paulo, também contribuirá com o debate. Segundo o professor, o histórico de nações que superaram o problema de descrédito na Engenharia deve ser levado em conta, como forma de inspiração para soluções efetivas no Brasil. “As situações de corrupção têm maculado a imagem da Engenharia brasileira. A exemplo de países que passaram pela mesma crise, como Estados Unidos, França e Cingapura, discutiremos as questões éticas que envolvem o exercício da profissão e a necessidade de códigos de conduta dentro das instituições públicas e privadas. É um orgulho fazer parte dessa corajosa discussão”, ressalta Zuffo.
A temática “corrupção” está em pauta na sociedade e a crise também envolve corporações da área de Engenharia. A partir das discussões relacionadas ao impacto das denúncias sobre o setor, será possível traçar linhas de atuação e trabalhar para reverter o problema. Ao promover um debate de alto nível para entender o que os engenheiros brasileiros podem fazer diante da situação, a FNE reafirma seu compromisso de elevar o patamar da Engenharia no Brasil e, assim, contribuir com o desenvolvimento do país.
 
Serviço
Debate - Combate à Corrupção
Quarta-feira, 9 de setembro, às 8h30
Sede do SEESP - Rua Genebra, 25, bairro Bela Vista, São Paulo/SP
 
In Press Oficina

Site Login