eventos

20/10/2015 - ZF patrocina o Dia da Engenharia Brasil-Alemanha 2015
 
Em sua 7ª edição, o evento discutirá o papel do profissional engenheiro na competividade brasileira.
Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul e presidente honorário da VDI-Brasil, participará do evento e fará a entrega do 1º “Prêmio VDI-Brasil”.
Stand da empresa apresentará portfólio completo de soluções da ZF América do Sul para os mercados automotivo e industrial.
 
O engenheiro e seu papel na competitividade brasileira. Este será o foco central do evento que será realizado pela Associação Brasil Alemanha de Engenheiros, VDI-Brasil, no próximo dia 22 de outubro. O presidente da ZF América do Sul – também presidente da VDI-Brasil Wilson Bricio, fará a abertura do e participará dos painéis ao longo do dia, além de entregar a primeira edição do Prêmio VDI-Brasil, nas categorias “Destaque de Engenharia Brasil-Alemanha 2015” e “Prêmio Embaixador VDI-Brasil”. Em sua sétima edição, o evento também discutirá os impactos da indústria 4.0 no Brasil e os instrumentos da formação acadêmica para uma carreira do engenheiro na gestão.
Como grande apoiadora da iniciativa, a ZF patrocina o evento que contará com cerca de 500 participantes entre engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes empresas, representantes de associações e entidades de classe, políticos, acadêmicos, imprensa, além de universitários, que terão a oportunidade de se apresentarem para as mais renomadas empresas. Estarão presentes também dois keynote speakers, que irão abordar os conceitos das engenharias no Brasil e na Alemanha, destacando diferenciais competitivos na engenharia alemã e os desafios da engenharia no Brasil.
Sobre o profissional da área, Bricio é categórico ao afirmar que “internacionalidade, flexibilidade e saber inovar frente à conjuntura atual são aspectos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento sustentável da indústria brasileira. Estas são, inclusive, características inerentes ao profissional da Engenharia. Para ele, é inegável que o Engenheiro tem papel fundamental nas mais diferentes indústrias, desenvolvendo soluções de acordo com as características de cada mercado local”, conclui. O presidente da ZF irá participar da mesa redonda no Painel III - O Engenheiro na Gestão, que tem como o tema "A formação acadêmica oferece os instrumentos para uma carreira na gestão?". “Fortalecimento da educação técnica – principalmente em cursos de engenharia – adição de valor em termos de infraestrutura, desenvolvimento de novos produtos e inovação constante são os fatores-chave para a retomada da competitividade brasileira” complementa o executivo.
A programação do evento inclui outros dois painéis: Painel I - Os desafios do Engenheiro ante a Indústria 4.0, com o tema "Quais os impactos positivos e negativos da Indústria 4.0? Como preparar as indústrias no Brasil para esta nova etapa?", e o Painel II - O Engenheiro na Inovação e Produtividade, com o tema "Qual o papel do Engenheiro para o aumento da competitividade da indústria? Engenharia, invenção e inovação". O encerramento dos debates no Dia da Engenharia será com a mesa redonda sobre o “Wrap-up do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha 2015”.
Ao final do dia será a cerimônia de entrega do 1º Prêmio VDI-Brasil, premiação inédita na qual serão agraciados dois profissionais. A categoria “Destaque da Engenharia” reconhecerá o engenheiro cuja trajetória demonstre a versatilidade da engenharia e como esta formação contribui para a excelência não somente na área técnica, mas também de gestão. Já na categoria “Embaixador VDI-Brasil” será agraciado o profissional que tenha dedicado esforços e contribuído de forma impactante para as atividades da VDI no Brasil, de modo a fortalecer a atuação da instituição no País.
Totens interativos apresentarão as soluções de mobilidade da ZF para o mercado automotivo e industrial.
A apresentação dos produtos ZF durante o evento será por meio de totens interativos posicionados no stand da marca. Nestes totens o visitante terá acesso as soluções da empresa para o segmento de carros de passeio, como por exemplo, sistemas de segurança e direção autônoma, bem como as tecnologias aplicadas no Advanced Urban Vehicle, protótipo da marca que reúne diversas inovações no que diz respeito a chassis, driveline e assistência ao motorista.
Além disso, serão apresentados os principais produtos destinados ao segmento de veículos comerciais e tecnologia industrial. Por fim, o visitante terá acesso as informações sobre os 100 anos de fundação da ZF. A empresa, que comemora seu centenário neste ano, organizou uma linha do tempo ano a ano com os principais acontecimentos durante o período.
Direção autônoma com o Advanced Urban Vehicle
O Advanced Urban Vehicle é o protótipo da ZF que demonstra todo o potencial da integração entre os sistemas individuais de chassis e driveline com o sistema de assistência ao motorista. O protótipo é equipado com o eixo traseiro eTB (do inglês electric Twist Beam) com motores elétricos montados perto das rodas. Ele também recebe um eixo dianteiro inovador com ângulo de esterçamento que chega a 75°, e dois programas de assistência ao motorista: o Smart Parking Assist, que estaciona o veículo por controle remoto apenas ativando a função em um equipamento móvel, como um smartphone ou um relógio inteligente – e o PreVision Cloud Assist, o sistema de assistência com tecnologia em nuvem capaz de ajustar o torque de acionamento antes do carro fazer uma curva e, consequentemente, reduz a velocidade sem necessidade de frenagem mecânica. Além disso, o motorista está constantemente em contato com o Veículo Urbano Avançado por meio do sensor de toque e do display instalados no volante.

SERVIÇO
Centro Universitário Senac
Endereço: Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro – SP
Data: 22 de outubro
Horário: das 10h00 às 19h00
Local: Centro de Convenções – Auditório 1

Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.
Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.
Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.
Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com
 
MM Editorial

Site Login