eventos

12/05/2016 - Siemens apresenta sistema de segurança industrial durante evento em São Paulo
 
A indústria do futuro requer que as empresas estejam cada vez mais interligadas. Os pilares da manufatura avançada não têm sustentabilidade sem as interconexões horizontais e verticais dos equipamentos e sistemas computacionais da automação e dos sistemas de gerenciamento de produção e design dos produtos.
Com o aumento da utilização da rede Ethernet no chão de fábrica, questões referentes à segurança industrial devem estar entres as prioridades das empresas. A Siemens apresenta suas principais soluções para a segurança de informações na indústria e área de utilidades e municipalidades, além de ministrar palestras sobre o tema durante a 2ª Conferência Latino-Americana de Segurança em SCADA (CLASS 2016), que acontece de 18 a 20 de maio, nas salas de conferência do Hotel Pullman, São Paulo.
As tecnologias em hardware e software permitem que a indústria esteja conectada desde a produção até o nível corporativo, além de permitir o monitoramento em tempo real da linha de produção. Essa conectividade total pode se tornar fonte de vulnerabilidades, caso não haja a devida proteção. No CLASS 2016, a Siemens, em conjunto com outras empresas de segurança cibernética, apresenta uma planta que simula o dia a dia de uma indústria, aplicando-se tecnologias inovadoras como o firewall industrial SCALANCE S, que oferece desde a configuração de simples regras de acesso, tal como permitir ou não o acesso HTTP do servidor WEB de um CLP, até mesmo a configuração de uma rede VPN (virtual private network) entre um CLP e um servidor SCADA. Além disso, em linha com os conceitos da Manufatura Avançada, a Siemens demonstra na prática como arquitetar redes de automação confiáveis e robustas, mesclando numa mesma solução o uso dos protocolos PROFINET, IEC61850 e OPC-UA, sem abrir mão das questões de segurança cibernética.
 
Palestras
O Consultor Técnico da Unidade de Negócios de Automação Industrial da Siemens no Brasil, e atual diretor da tecnologia PROFINET da Associação PROFIBUS&PROFINET Brasil, Márcio Santos,ministra no dia 19/05 das 14:30 às 16:00 uma palestra sobre “Proteção de protocolos de comunicação industrial real time e seus impactos técnicos” e aborda conceitos de segurança de acordo com os guidelines Siemens que seguem o modelo ISA-99 de defesa em profundidade.
No dia seguinte, das 11:45 às 12:30, o Consultor Técnico de Smart Grid da Siemens no Brasil, Paulo Antunes, ministra palestra sobre “Cyber Security para Sistemas de Automação de Energia – Como a Defesa em Profundidade Pode Aumentar a Segurança Cibernética em Instalações Críticas”, detalhando suas experiências e desafios ao criar sistemas de comunicação seguros em instalações elétricas utilizando os protocolos IEC-61850, IEC104 e DNP3.0.
 
Opiniões
Tanto Márcio Santos quanto Paulo Antunes são enfáticos ao afirmar que o Brasil e o Mundo vivem dilemas interessantes e que precisam de respostas imediatas no tocante a segurança cibernética na indústria. Para Márcio Santos, a Indústria 4.0 é um caminho sem volta, pois a pressão para se fabricar bens de consumo em altíssimas quantidades e com o menor custo operacional e energético possível, assim como a customização desses bens por parte dos consumidores, criam um ambiente onde é inimaginável não conectar de forma física e virtual o maior nível possível de equipamentos e sistemas de forma a ter total controle sobre o que está sendo produzindo, como e para quem está sendo produzido. De forma análoga, é inimaginável abrir mão dos sistemas de segurança necessários nas diferentes camadas existentes numa indústria, principalmente por que as tecnologias de segurança já existem e estão ao alcance da maioria das indústrias.
Paulo Antunes destaca que após a publicação da norma IEC-61850 no ano de 2003, cada vez mais sistemas de automação de energia começaram a contar com redes Ethernets e conectividade com o segmento Intranet das empresas de geração, transmissão e distribuição de energia.  No entanto, essa expansão do perímetro de rede tem aumentado o risco de exposição desses sistemas e, consequentemente, a possibilidade de ataques cibernéticos. Este problema, embora mais comum e já bastante discutido no ambiente de Tecnologia da Informação, ainda não recebeu a devida atenção nos ambientes industriais e nas instalações críticas.
Márcio Santos finaliza afirmando que a Siemens, um player e parceiro importantíssimo na Indústria e na Infraestrutura, tanto no Brasil quanto no Mundo, procura estar próximo de seus clientes e parceiros de negócio, não somente por meio de seus produtos e soluções considerados Core Businness, mas também com tecnologias que envolvam o uso desses sistemas. Segurança cibernética industrial é um pilar importantíssimo atualmente, e a Siemens está em posição de vanguarda, alavancando e incentivando o uso de sistemas seguros, o que pode ser comprovado através da segunda participação seguida no CLASS, na condição de patrocinadora Gold

2ª Conferência Latino-Americana de Segurança em SCADA
Salas de conferência do Hotel Pullman, São Paulo.
De 18 a 20 de Maio, das 08h às 18h
Rua Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia. São Paulo - SP

S2Publicom

Site Login