eventos

19/09/2016 - Livro aborda os avanços na tecnologia do microconcreto de alto desempenho
 
Arquiteto Paulo Fonseca de Campos, organizador e um dos autores da obra, estará na Jornada Internacional da Abcic, para uma tarde de autógrafos, além de participar do 7º Seminário Internacional Abcic
 
A Jornada Internacional Abcic 2016 – Estruturas Pré-moldadas de Concreto vai explorar todas as formas para difusão de conteúdos técnico e mercadológico e a troca de experiências e conhecimento em nível nacional e internacional. Para isso, além de realizar o 7º Seminário Internacional Abcic, cujo tema central é Inovação e Ousadia para Vencer os Atuais Desafios e Gerenciar o Futuro, e o curso Uma Visão Global através do Manual de Planejamento e Projeto de Estruturas pré-Moldadas de Concreto e a Viabilidade dos Edifícios Altos e de Múltiplos Pavimentos, vai contar com uma tarde de autógrafos para divulgação da obra Microconcreto de Alto Desempeño; La tecnología del MicroCAD aplicada en la construcción del hábitat social. A Jornada acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.
Coordenado pelo arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Paulo Eduardo Fonseca de Campos, um de seus autores, o livro reúne os avanços e as mais recentes inovações da tecnologia de argamassa armada ou microconcreto de alto desempenho (MicroCAD), um material de alta resistência mecânica e durabilidade, que possibilita a produção de peças mais delgadas e leves, possíveis de serem transportadas com equipamentos muito simples. Sua principal característica é a pequena espessura, que varia entre 20 e 30 mm, conferindo à estrutura uma pequena massa e a consequente diminuição de sua espessura média.
Devido a isso, o MicroCAD apresenta como um de seus benefícios diretos a economia de material e também a diminuição nos custos de produção e montagem da estrutura pré-fabricada. Essas vantagens contribuem para sua adequação a programas de infraestrutura e moradia popular, como o Minha Casa Minha Vida, já que é possível uma redução nos custos, o que permite uma otimização dos recursos destinados para esse fim.
A obra de 200 páginas é composta por artigos de Fonseca de Campos e dos pesquisadores José Adolfo Peña (Venezuela), Maximino Bocalandro (Cuba), Walter Kruk (Uruguai), Dante Agustín Pipa (Argentina) e Olga Río Suárez (Espanha). Escrita em idioma espanhol, reúne textos técnicos, tabelas e gráficos, dezenas de imagens de obras realizadas e, também, um pouco da história e da trajetória recente do material, no Brasil e na América Latina. A tarde de autógrafos ocorrerá no dia 22 de setembro, após o Seminário Internacional Abcic. Durante o evento serão sorteados 25 livros, que poderão também ser adquiridos com a Editora Pini, apoiadora de mídia da Jornada, que estará presente no local.
A argamassa armada nasceu em meados do século 19, criada pelo francês Joseph Louis Lambot. No Brasil, essa tecnologia de pré-fabricados leves de microconcreto se intensificou a partir da década de 1970, tanto pelas inovações nascidas em pesquisas acadêmicas, a exemplo das desenvolvidas pelo Laboratório de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, e mais recentemente pela FAU-USP, como pelas mãos de arquitetos e projetistas de estruturas brasileiros. Um dos precursores que usou e mais difundiu o microCAD foi o arquiteto brasileiro, reconhecido internacionalmente, João Filgueiras Lima, o Lelé.
Uma iniciativa da Abcic - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, a Jornada conta com o apoio de importantes entidades da cadeia produtiva da construção civil, tanto no âmbito nacional, quanto internacional. No Seminário, além de Paulo Fonseca de Campos, serão palestrantes: David Fernández-Ordóñez, secretário geral da fib – Federação Internacional do Concreto e membro da Comissão 6 de Pré-Fabricados de Concreto da entidade, Akio Kasuga, diretor de Tecnologia da Construtora Sumitomo Mitsui Construction e membro do fib Presidium, George Jones, diretor-proprietário da Commercial Design and Concepts, membro da Comissão 6 e coordenador do Grupo de Trabalho de Edifícios Altos (TG 6.7), consultor de Planejamento Estratégico da Abcic, Gerson Ishikawa, e engenheiro Marcelo Waimberg, da EGT Engenharia.
No dia 23 de setembro, a Jornada Internacional da Abcic continua sua programação com o curso Uma Visão Global através do Manual de Planejamento e Projeto de Estruturas pré-Moldadas de Concreto e a Viabilidade dos Edifícios Altos e de Múltiplos Pavimentos, que será ministrado por David Fernández-Ordóñez, e George Jones.
A Jornada Internacional Abcic conta com o apoio das empresas: Cassol, Grupo Progress, Leonardi, MC Bauchemie, Rotesma, Votorantim Cimentos (Seminário), Bianchi e Pentair (Curso).
 
Jornada Internacional Abcic
Data: 22 e 23 de setembro de 2016
Horário: 8h00 às 18h30 (Seminário – 22/09) / 8h00 às 13h00 (Curso – 23/09)
Local: Millenium Centro de Convenções – Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Inscrições: http://abcic.org.br/Seminario_internacional_2016/seminario_internacional_2016_programa_vr9.html
Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 3763-2839
 
Mecânica de Comunicação

Site Login