eventos

22/09/2016 - Seminário Brasil-Alemanha de Inovação apresenta a Manufatura Avançada
 
Simultaneamente ao Seminário, ocorre a Feira de Carreiras e, ao seu final acontece a cerimônia de entrega do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, com a presença de presidentes, CEOs e diretores de grandes empresas, como também representantes do governo e de ICTIs
 
O Seminário Brasil-Alemanha de Inovação apresenta anualmente as principais tendências em inovação e tecnologia. Contando com a parceria institucional de diversas entidades públicas e privadas do Brasil e da Alemanha e com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, SAP e Siemens, além do apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o tema escolhido para sua quarta edição é Indústria 4.0 (Manufatura Avançada).
Sua abordagem será feita a partir de diferentes perspectivas, considerando, além das visões de empresas de grande porte e das tendências para o futuro, o ponto de vista das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e o atual cenário da indústria automatizada.
Entre os palestrantes estarão presentes renomados executivos e convidados do governo e de instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs), brasileiros e alemães, incluindo o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Software Experimental, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outros representantes do setor privado.
Simultaneamente ao Seminário, ocorre, no mesmo dia e local, a Feira de Carreiras para ex-bolsistas do DAAD e do Ciência sem Fronteiras (CsF), composta por um evento matchmaking e painéis temáticos (“Startups”, “Oportunidades da indústria 4.0” e “Competências para o futuro”).  Essa ação tem como objetivo fornecer ao estudante em fase final da sua graduação e aos recém-graduados ou pós-graduados instrumentos para se inserirem no mercado de trabalho com mais facilidade.
Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação
O final do dia é reservado para a cerimônia do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, que integra a iniciativa Startups Connected. Na premiação estarão presentes presidentes, CEOs e diretores de grandes empresas, como também representantes do governo e de ICTIs.
A ocasião oferece aos participantes acesso a conteúdo de alto nível, além da oportunidade de networking em um ambiente propício para a geração de negócios e novas parcerias.
O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação acontece desde 2013, tradicionalmente após o Seminário Brasil-Alemanha de Inovação. A edição de 2016 do Prêmio registrou um total de 222 startups inscritas nas seis categorias.
Será premiada, durante o evento, a startup brasileira com maior pontuação em cada categoria – Cidades do Futuro, Ciências da Vida, Cultura, Digitalização e Mobilidade –, e apenas uma alemã na categoria “Alemanha”. As três startups brasileiras finalistas em cada categoria concorrerão automaticamente a uma vaga no programa AHK Startups Accelerator.

Os vencedores e seus projetos:
-A Solum, vencedora da categoria Cidades do Futuro, apresentou uma solução para tratamento de resíduos classe 1 (perigosos). A solução baseia-se em uma tecnologia inovadora patenteada e batizada de “Duo Therm”, capaz de processar resíduos de qualquer classe com vantagens em relação a qualquer outra tecnologia hoje existente no mercado nacional e internacional.
-A Bio Bureau Biotechnology, vencedora da categoria Ciências da Vida, apresentou uma solução para remover resíduos de metais (até 90%) tornando águas e metais poluídos aptos ao reuso. A solução, batizada de Heavy Metal Coletor, utiliza engenharia genética para construir proteínas que são usadas como base para a proposta apresentada.
-A Prosas, vencedora da categoria Cultura, apresentou uma solução, plataforma online, para investidores e empreendedores sociais se relacionarem e gerirem seus projetos por meio de ferramentas de monitoramento e análise. A solução consiste em um marketplace, na lógica de um SaaS, que atende um público ainda pouco explorado por empresas com soluções similares, porém para outros nichos.
-A Oxiot, vencedora da categoria Digitalização, apresentou uma solução para monitorar o consumo de oxigênio medicinal por paciente via Internet das Coisas ofertando gestão logística e clínica em tratamentos feitos em casa, consultórios ou hospitais. A inovação consiste em um dispositivo que é acoplado externamente a fluxômetros comuns.
-A vencedora da categoria Mobilidade, Nexer Labs, apresentou uma solução que visa transformar carros comuns em carros conectados, ajudando os motoristas com uma condução mais consciente, econômica e segura. A solução utiliza técnicas de machine learning e dados gerados por smartphones para determinar o perfil do motorista, entender o desempenho do carro, prever falhas, determinar ações para melhorar o consumo de combustível etc.

Serviço
Seminário Brasil-Alemanha de Inovação
Data: 29 de setembro de 2016, quinta-feira
Local: Espaço de Eventos Villa Blue Tree Rua Castro Verde, 266, Chácara Santo Antônio – São Paulo
Horário: 09:15h às 17:30

ahkbrasil

Site Login