eventos

22/09/2016 - Startup Xarion inspira com sua proposta de sensores e laser e leva para casa o GFT CODE_n Award
 
Empresa com sede em Viena deixa 385 concorrentes de 40 países para trás e garante o grande prêmio de 30 mil euros do concurso
 
cod_n_award.jpg"Revelando a Disrupção Digital", este é o conceito do new.New Festival organizado pelo CODE_n no Centro de Arte e Mídia (ZKM), em Karlsruhe, na Alemanha Desde o último dia 20, 52 startups de todo o mundo têm apresentado seus modelos de negócios nos clusters Applied FinTech, Connected Mobility, Healthtech, e Fotônica 4.0. O júri CODE_n chegou a uma decisão ontem à noite, dia 21 de setembro: a startp vienense Xarion Laser Acoustics GmbH levou o GFT CODE_n Award 2016 e prêmio de 30 mil euros em dinheiro.
A jovem empresa impressionou os juízes tanto por seu modelo de negócio quanto por sua tecnologia única - com o primeiro sensor laser óptico do mundo que detecta som por meio de sua capacidade de mudar a velocidade da luz. A Xarion estabelece um novo parâmetro dentro do setor de ultra-sonografia, monitoramento de processos e tecnologia de testes. Os patrocinadores B.Braun, GFT, HPE, eTRUMPF também premiaram um vencedor de cada clusters deste ano.
"O júri escolheu a Xarion, uma empresa que encarna perfeitamente o senso de negócio e a abordagem visionária de um futuro empreendedor", explica o presidente do júri Ulrich Dietz, que também é iniciador do CODE_n e CEO da GFT Technologies SE. A Xarion desenvolveu um sensor de laser óptico a partir de uma ideia que está revolucionando a ultrassonografia, o monitoramento de processos e a tecnologia de testes.
A oferta destes físicos especialistas em laser fornece uma ampla gama de aplicações, beneficiando clientes na engenharia mecânica e médica, eletrônicos de consumo e também as indústrias de aviação e de fornecedores. A combinação de um modelo de negócio de alta receita e uma mentalidade criadora visionária impressionou o júri.
Alguns de seus clientes de renome são: CERN, Fraunhofer, Zeiss e Siemens. A Xarion conta com o apoio de um distinto grupo de stakeholders. Hans-Peter Porsche é o maior investidor, com 25%. Além disso, o ganhador do Prêmio Nobel de Física, Theodor Hänsch, é head honorário do Conselho Consultivo Científico da Xarion.
As outras empresas que ficaram no top dez ao lado da Xarion foram Biowatch, Bodle, Geospin, HealMet, loxP, Kantox, NovioSense, Otego e UrbanAlps. Antes da decisão ser tomada, essas empresas apresentaram seus modelos de negócios no palco principal para o júri e centenas de visitantes do festival. No ambiente avant-garde do ZKM, os finalistas, mais uma vez apresentaram um desempenho excepcional, ganhando muitos aplausos do público.
Ao longo dos últimos dois dias de festival, os 52 finalistas estiveram bem ocupadas com potenciais parceiros de negócios, clientes, investidores e, especialistas em comércio e mídia. Incansavelmente, os fundadores explicaram seus modelos e estratégias de negócios para todos esses interessados.
 
Os vencedores de cada cluster demonstram o potencial das indústrias de tendências digitais
Junto com o GFT CODE_n Award, também foram apresentados quatro prêmios para cada cluster. Os patrocinadores B.Braun, GFT, Hewlett Packard Empresa (HPE) e TRUMPF premiaram cada startup vencedora na sua categoria com um prêmio individual. Kantox, do cluster Applied FinTech, ganhou um convite para visitar o Innovation Lab da GFT em Barcelona e participar de um workshop de um dia com a equipe de Inovação Tecnológica Aplicada, na cidade de Sant Cugat.
Na categoria Connected Mobility, a HPE premiou a Evopark com um programa de mentoring exclusivo com os gestores e especialistas da HPE durante três meses, bem como participar junto à empresa da CeBIT ou Discover.
O prêmio da startup SpinDiag, do cluster Healthtech, oferecido pela B.Braun, foi um convite de dois dias à Tuttlingen, na Alemanha, conhecido como o Silicon Valley da tecnologia médica – para se reunir com eles em sua subsidiária Aesculap.
Por último, mas não menos importante, a TRUMPF premiou a Roboception, do cluster Photonics 4.0, com um emocionante "Meet the Experts Day", incluindo um almoço com o vice-presidente do conselho de administração, Peter Leibinger.
Um total de 385 startups se candidataram para o GFT CODE_n CONTEST. A gama de modelos de negócios pioneiros se estendia desde aplicações de realidade aumentada a novos tratamentos para câncer ou soluções convenientes de navegação indoor.

Mais de 1.800 candidatos se candidataram ao GFT CODE_n desde 2012
Desde 2011, mais de 1,8 mil jovens empresas se candidataram ao GFT CODE_n. A Xarion segue os passos da relayr de Berlim, que ganhou o prêmio em 2015. Antes disso, foi a vez da Viewsy de Londres, em 2014. Já em 2013, os vencedores foram Changers.com, de Berlim e Greenclouds, de Rotterdam. A myTaxi, até então uma empresa desconhecida e com base em Hamburgo, ganhou a primeira competição do CODE_n em 2012. Ulrich Dietz afirma: "A competição GFT CODE_n é um trampolim de sucesso para muitos participantes."

* O painel de jurados deste ano foi composto por:Ulrich Dietz (Chairman), Volkhard Bregulla (Hewlett Packard Enterprise), Carsten Knop (Frankfurter Allgemeine Zeitung), Martina Merz (self-employed Business Consultant), Peter Leibinger (TRUMPF), Frank Riemensperger (Accenture), Dr. Frank Schlie-Roosen (Federal Ministry of Education and Research), and Prof. Peter Weibel (ZKM).

Sobre o CODE_n - Iniciado pelo Grupo GFT em 2011, o CODE_n é uma plataforma de inovação global para pioneiros digitais e empresas líderes. Por meio de seus elementos CONTEST, EVENTS, CONNECT e SPACES, o CODE_n oferece um ecossistema que conecta empresas estabelecidas no mercado a personalidades originais e inovadoras, além de apoiar o desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais. CODE_n significa "Code of the New", o DNA da inovação, e sua comunidade impulsiona o avanço digital através de novas formas de pensar, sempre em busca de ideias ousadas.www.code-n.org.

Sobre o Festival new.New - O novo evento do CODE_n para a inovação e tecnologia está sendo realizado pela primeira vez em 2016. O local do evento é o Centro de Arte e Mídia (ZKM), em Karlsruhe, na Alemanha. A GFT, iniciadora por trás do CODE_n, é acompanhada por Accenture, o Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF), Hewlett Packard Empresa (HPE) e TRUMPF como parceiros globais para o Festival. Parceiros de inovação incluem EnBW, Vector Informatik e B.Braun. Numerosos outros parceiros complementam a rede global. Entre 2012 e 2015, o CODE_n foi realizado no Hall 16 na Cebit e provou ser um grande atrativo para o público, atraindo mais de 75 milvisitantes no último ano. www.newnewfestival.com
 
Sobre a GFT Technologies SE - A GFT Technologies SE (GFT) é uma consultoria de tecnologia com experiência em viabilizar mudanças nos negócios e que conta com a total confiança por parte de importantes instituições de serviços financeiros para resolver seus desafios de negócios mais críticos. Especificamente quanto à definição de respostas em face às constantes mudanças regulatórias atuais – além de promover inovação para atender às demandas da revolução digital. A GFT oferece assessoria, capacidades criativas e tecnológicas aliadas a uma cultura de inovação e conhecimento especializado do setor de finanças para transformar os negócios de nossos clientes.
Por meio da plataforma de inovação CODE_n, a GFT oferece às start-ups internacionais, aos pioneiros de tecnologia e às empresas estabelecidas no mercado o acesso a uma rede global, o que lhes permite aproveitar as tendências disruptivas do mercado de serviços financeiros e aproveitar ao máximo seu pensamento inovador.
Com sede na Alemanha, a GFT Technologies SE obteve uma receita consolidada de cerca de 374 milhões de euros em 2015 e conta com uma equipe global que abrange 12 países e mais de 4000 colaboradores. As ações da GFT estão listadas na Bolsa de Frankfurt no TecDAX (ISIN: DE0005800601). Mais informações: http://www.gft.com/br/pt/index.html

Foto: divulgação
IMAGE Comunicação

Site Login