eventos

24/07/2012 - Empresas mostram a universitários as portas de entrada para o mercado de trabalho

Rodada de RH acontecerá durante o 12º Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas

Em busca de jovens talentos para completar seus quadros e assegurar o crescimento dos negócios, empresas do setor minerometalmecânico participarão, no dia 2 de agosto, de uma Rodada de RH com universitários, durante o 12º Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. O evento, que é promovido pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, tem por objetivo mostrar aos alunos quais são as portas de entrada para trabalhar nas empresas.
Já confirmaram presença na Rodada de RH a Votorantim, a ArcelorMittal Brasil, a Gerdau e a Aperam. O crescimento econômico registrado nos últimos anos tem aquecido os negócios, impactando também a procura de mão de obra qualificada no setor. Por isso, as empresas têm estreitado a relação com potenciais talentos, como é o caso dos estudantes de engenharia.
A Gerdau é uma das empresas que estão atentas ao tema. A Gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Gerdau, Andrea Sesoko, conta que a preocupação com a atração de recursos humanos tem crescido nos últimos anos devido à baixa oferta de mão de obra na área de engenharia. “Este não é um modismo, mas uma questão real”, afirma.
Para incentivar os jovens a optarem pela carreira de engenharia, a siderúrgica tem desenvolvido programas para se aproximar de centros acadêmicos, cursos técnicos e coordenadores de curso. Durante a Rodada de RH, a Gerdau vai mostrar quais são as suas atividades, desafios e programas de atração de talentos, além de responder às perguntas dos estudantes. Em média, o programa de trainees da Gerdau conta com 30 mil inscritos por ano.
Além de mostrar os caminhos para o primeiro emprego, o evento serve para apresentar aos estudantes mais detalhes sobre a cultura organizacional das companhias. Segundo a consultora de captação de talentos da Votorantim, Silvia Yoshida, é importante divulgar a cultura da empresa aos estudantes porque o alinhamento com os valores e crenças é o que garante a retenção de pessoas no longo prazo.
Por isso, a Votorantim tem intensificado os esforços de comunicação neste sentido. “Quanto mais os valores da companhia se aproximam dos valores do profissional, maiores as chances de sucesso”, explica. Outra preocupação está em divulgar o amplo espectro de negócios da empresa, que atua em cimento, metais, siderurgia e celulose, o que nem sempre é sabido pelos alunos. Segundo ela, a vantagem do Enemet é que o evento reúne estudantes de todo o País, pois a Votorantim demanda de mão de obra em diferentes regiões.
Neste ano, o Encontro ocorrerá simultaneamente e no mesmo espaço que o 67º Congresso  ABM Internacional (no Royal Tulip Rio de Janeiro, antigo Hotel Intercontinental, São Conrado, Rio de Janeiro), considerado o maior fórum de debates e de relacionamento do setor minerometalúrgico e de materiais da América Latina.  A intenção é potencializar o intercâmbio de informações entre empresas e estudantes durante os dois eventos, segundo o coordenador geral do Enemet, Willy Ank de Morais.
A programação completa do 12º Enemet está disponível no link:  http://www.abmbrasil.com.br/enemet/2012/default.asp

12º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas
Local: Royal Tulip Rio de Janeiro (antigo Hotel Intercontinental), São Conrado, Rio de Janeiro
Data: 31 de julho a 3 de agosto de 2012
Promoção: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Site Login