eventos

27/07/2012 - Mesa redonda sobre a importância e os riscos do radônio para a saúde
 
Evento, com inscrições gratuitas, acontece em 2/8, das 16h às 20h, no SP Center
 
O Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), em conjunto com a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), promove mesa-redonda sobre o tema “Radônio – Aspectos Geotécnicos, Geológicos e os Efeitos à Saúde Humana, Investigação, Prevenção e Mitigação”. O encontro, será realizado no SP Center no dia 2 de agosto de 2012, das 16h às 20h, contará com a participação de representantes de diversas áreas como Medicina, Física Nuclear, Saúde Pública, Geologia e Geotecnia.
Apresentações sobre o tema serão feitas por Mauro Gandolla, professor da USI-Accademia Architettura (Universidade da Suíça Italiana – Lugano), e por Drª Lene H.S.Veiga, epidemiologista do Instituto de Radioproteção e Dosimetria da CNEN, e será seguida por debates em mesa- redonda, que contará com Geol. João Jerônimo, presidente da ABGE; Drª Barbara Paci Mazzilli, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN); Dr. Ubiratan de Paula Santos, pneumologista do Instituto do Coração (INCOR); Drª. Maria Eugênia Boscov, professora da Escola Politécnica da USP; Cássio Roberto da Silva, Responsável pelo Departamento de Gestão Territorial da CPRM; e Zildete Rocha, coordenador do Laboratório de Radioatividade Natural do CDTN.
O radônio (222Rn) é um gás nobre formado a partir do rádio (226Ra), produto de decaimento natural do urânio (238U), presente em alguns tipos de solos e rochas. Estudos recentes apontam o radônio como uma das principais causas de câncer de pulmão na população da Europa, América do Norte e Ásia. Quando inalado, as partículas alfas emitidas pelo gás radônio podem interagir com o tecido dos pulmões, danificando o DNA e causando tumores.
Apesar dos riscos à saúde humana, os métodos para investigação do radônio são relativamente simples. Da mesma forma, as estratégias de prevenção e mitigação consistem basicamente na adoção de medidas de engenharia de baixo custo para impedir a concentração de radônio em ambientes internos.
Mesmo sabendo-se pouco sobre a presença do radônio nas obras geotécnicas e em edificações, poderia se esperar que onde há fonte de emissão, também possa haver contaminação. Assim, escavações, túneis, mineração, pedreiras, cortes, barragens e obras de terra em geral, são locais com potencial ocorrência de radônio. O referido gás também poderia ser encontrado em subsolos de prédios, túneis, estações de metrô e em locais onde ocorrem solos e rochas expostos.
Tendo em conta a importância do assunto e o avanço da discussão desse tema em outros países, o evento do dia 2 de agosto tem por objetivo debater a experiência internacional existente e discutir sua relevância no cenário brasileiro.
O espaço São Paulo Center fica na av. Lineu de Paula Machado, 1.088/ 1.100, em frente às tribunas especiais do Jockey Club. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente na secretaria da ABMS. Para mais informações entre em contato com a Engenheira Vivian Leme Sanches pelo telefone: (11) 3817.0206.

EM TERMOS COMUNICAÇÃO

Site Login