eventos

26/09/2012 - Cenário nacional da construção civil sustentável é destaque na GreenBuild International Conference & Expo 2012, nos Estados Unidos
 
De 13 a 16 de novembro, personagens do mercado de certificação, setor privado e poder público representam o país em um dos mais importantes eventos mundiais do setor
 
País com a maior biodiversidade do planeta e palco da última Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Brasil sempre ocupa posição de destaque e desperta o interesse mundial quando o assunto é sustentabilidade. Na área da construção civil, um dos setores que mais consome recursos naturais e grande gerador de resíduos, o país já leva ao mundo suas iniciativas de destaque, a exemplo do que poderá ser visto no Painel Brasil durante a Greenbuild International Conference & Expo 2012, em San Francisco, Califórnia, entre 13 e 16 de novembro. Promovido desde 2002 pelo U.S. Green Building Council, o encontro é referência mundial no tema construções sustentáveis.
Representando o aquecido mercado de certificação nacional na construção civil, Felipe Faria, gerente de relações institucionais e governamentais do GBC (Green Building Council) Brasil, organização que promove no país o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), aborda, no Painel Brasil, o crescimento do mercado de construção sustentável no Brasil a partir do aumento da busca da certificação LEED no país e importantes políticas públicas que vem sendo adotadas em diversas esferas do governo visando a promoção da construção sustentável. Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking em empreendimentos em busca da certificação – além de 67 edificações certificadas, há 599 registradas em análise. “A posição de destaque do país é atribuída a um mercado aquecido com profissionais cada vez mais conhecedores da ferramenta da certificação e ao aumento da oferta de produtos e serviços para este segmento e conscientização. Em muitos casos, a iniciativa privada já reconhece oportunidades econômicas relacionadas à construção sustentável”, observa Felipe.
Para o representante do GBC Brasil, a construção sustentável não apenas eleva o padrão técnico das construções e contribui para o desenvolvimento de melhores projetos por parte de engenheiros e arquitetos como promove novas oportunidades de trabalho e gera benefícios sociais. “Há dados de que a cada um milhão de reais investidos em projeto de retrofit, são gerados cinco empregos diretos e cinco indiretos. Um espaço interno com mais qualidade ambiental sugere também a melhora da saúde e bem-estar dos ocupantes, proporcionando o aumento da produtividade já que de fato a maioria das pessoas passa de 70% a 90% do seu dia a dia em locais fechados”, relata.
No encontro em San Francisco, Felipe destacará ainda o compromisso do governo brasileiro na criação de políticas públicas no estímulo à sustentabilidade na construção, fator positivo ao mercado da construção sustentável, que se beneficia ainda pela proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 com suas exigências em torno de arenas esportivas sustentáveis. “Já temos registrados em busca da certificação LEED diversos empreendimentos relacionados a esses eventos esportivos de grande visibilidade. Com isso, a ideia é fomentar o poder público para que venha a priorizar produtos e serviços de maior eficiência e baixo custo ambiental assim como a população em geral que informada sobre o que vem sendo inserido em estádios e instalações olímpicas se sentirá estimulada a adotar o engajamento individual em atitudes sustentáveis em suas residências”.
O setor residencial, por representar o maior volume de construções no país, aliás, é no momento um dos grandes focos do GBC Brasil, que tem concentrado esforços no desenvolvimento de um referencial técnico para o setor a fim tanto de estimular quem queira inserir práticas de construção sustentável em casa como influenciar políticas públicas via, por exemplo, alteração de códigos de obras municipais.
 
Setores privado e público
Porta-voz do setor privado na conferência, Paulo Vinicius Jubilut, sócio-diretor da Remaster®, contará como empresas de pequeno e médio porte, em uma economia emergente, podem desenvolver negócios na construção civil e obter bons resultados a partir de premissas socialmente e ambientalmente responsáveis. Com conhecimento de causa, o administrador decidiu investir nesse nicho em 1997, quando poucos eram os empresários brasileiros que apostavam em ideias ecologicamente corretas. As soluções da Remaster®, empresa 100% nacional, promovem o consumo eficiente de água e energia, utilização correta de materiais conforme sua aplicação e função no ambiente construído, além de montagem fácil e rápida em uma obra limpa, dispensando futuras reformas. “Pesquisamos a matéria-prima reciclada e, eventualmente, reciclável, em busca de um melhor aproveitamento e uso racional de todos os materiais que compõe nossas soluções”, conclui Jubilut.
Completando as presenças nacionais no debate, Pedro Rolim, arquiteto da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, apresentará o projeto Qualiverde. Lançada pela administração municipal carioca este ano durante a Rio+20, a iniciativa oferece benefícios fiscais a empreendimentos sustentáveis comerciais, residenciais, mistos e institucionais. O projeto, já em vigor por decreto do prefeito Eduardo Paes, aplica-se tanto a novas construções quanto a retrofits e reformas. A partir de pontos somados conforme a adoção de ações e práticas destinadas à redução de impactos ambientais, tais como aquecimento solar da água, telhado verde, iluminação artificial eficiente, pavimentação permeável e reúso da água, entre outros, o empreendimento pode alcançar a certificação Qualiverde caso atinja 70 pontos ou a Qualiverde Total válida para 100 pontos.
 
Sobre Remaster®
A Remaster® é uma empresa 100% brasileira com 15 anos de mercado e pioneira na criação de um produto simples e inovador: a Solução Remaster®, composta por piso elevado, rede elétrica flexível, cabeamento estruturado (rede de voz e dados) e revestimento. Um produto desenvolvido para ambientes corporativos que oferece praticidade e segurança ao usuário final. As placas da Remaster® são muito leves, pesam somente 12 quilos o metro quadrado, o que possibilita mais rapidez na instalação e manutenção do piso. Além disso, o cabeamento elétrico é totalmente blindado, o que dispensa o uso de eletrocalhas. "Nosso produto confere total flexibilidade e facilidade  nas mudanças de layout, além de reduzir significativamente os custos com manutenção", diz Paulo Vinicius Jubilut, sócio-diretor da Remaster®. Site: www.remaster.com.br
 
Sobre Green Building Council Brasil
O Green Building Council Brasil é uma organização não governamental, em operação desde 2007, que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao Governo e à sociedade civil e de atividades como: (i) capacitação técnica de profissionais, (ii) disseminação de informações, práticas e conhecimentos e (iii) promoção de processos de certificação, além de disseminar e apoiar as iniciativas do setor. Até 2011, mais de 33 mil profissionais passaram pelos cursos de formação. Site: www.gbcbrasil.org.br
 
Sobre U.S. Green Building Council
Fundado em 1993, o U.S. Green Building Council (USGBC), a mais antiga organização GBC no mundo, é uma entidade sem fins lucrativos comprometida com um futuro próspero e sustentável, que tem como missão transformar o mercado por meio do programa LEED de construção verde e certificação e realização de oficinas e cursos na área de sustentabilidade. Conta com uma rede nacional de filiais nos Estados Unidos e promove anualmente o Greenbuild Internacional Conference & Expo. Site: www.usgbc.org
 
Sobre LEED®
Emitido pelo GBC, o selo LEED® é um Sistema de Certificação de Empreendimentos que proporciona a toda sociedade a informação de que determinada edificação foi projetada e construída utilizando estratégias que visam melhorar o desempenho em todas as suas métricas como: energia, água, redução de emissões de CO2, melhoria da qualidade ambiental interna, administração de recursos, diminuição do impacto ambiental de produtos e materiais utilizados, entre outros.
 
Sobre GreenBuild Internacional Conference & Expo
O evento é considerado o maior encontro mundial sobre construção civil sustentável. Os quatro dias reúnem uma extensa programação educativa com workshops, além de área de exposições com as mais recentes inovações em tecnologia e produtos que proporcionam a troca de experiências entre os profissionais envolvidos. Em 2011, a conferência em Toronto, no Canadá, atraiu mais de 23 mil participantes, com cerca de 1,7 mil expositores. Em 2012, a organização espera receber 35 mil visitantes. “Estamos entusiasmados em trazer o Greenbuild para São Francisco, lar de algumas das principais mentes do mundo em sustentabilidade e tecnologia”, afirmou Kimberly Lewis, vice-presidente de conferências e eventos do U.S. GBC.
 
Serviço
Greenbuild Internacional Conference & Expo 2012 – 13 a 16 de novembro. Moscone Center (747 Howard Street, São Francisco – Califórnia) Mais informações: www.greenbuildexpo.org
A apresentação dos porta-vozes nacionais acontece na sessão Brazil, Sustainable Construction and the Green Economy (“Brasil, Construção Sustentável e Economia Verde”), em 13 de novembro (terça-feira, 14h30-15h30, no horário local – Sala 2.018, West Building).
 
Pitanga Comunicação

Site Login