eventos

01/10/2012 - João Antônio Zuffo estará na feira de invenções no ‘Vale da Eletrônica’
 
Uma das maiores autoridades em tecnologia no País ministrará palestra durante a Feira de Projetos Futuristas ETE FMC, no dia 5/10, em Santa Rita do Sapucaí (MG)
 
Cerca de 100 invenções nas áreas de telecomunicações, robótica, segurança, sustentabilidade, saúde, acessibilidade e automação serão apresentadas entre 4 e 6 de outubro na ProjETE - Feira de Projetos Futuristas. Promovida há 32 anos pela ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, o evento é uma das atrações da Semana da Eletrônica que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), cidade conhecida por abrigar o Vale da Eletrônica brasileiro. Entre os convidados do evento está uma das maiores autoridades em tecnologia no País e na América Latina, o prof. João Antônio Zuffo, que fará palestra no dia 5, e será tema de dois projetos na feira, um de alunos do Ensino Técnico e outro do Ensino Médio.
Zuffo é professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP e, em 1976, fundou o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, do qual é coordenador-geral. Publicou mais de 160 trabalhos. Jovens de toda parte do mundo na área de tecnologia vem a São Paulo para realizar doutorado com ele. E este foi um dos motivos de Giovanni Aparecido de Oliveira, Joice Caroline Feliz, Anderson Costa da Mata e Luan Bertolucci, todos com 16 anos e cursando o 2º ano do Ensino Técnico ETE FMC, terem escolhido o cientista e sua obra como tema do projeto batizado de “Evolução Zuffo: Ficção e Realidade numa Transição de Tempo”.
“Lemos os três livros do Zuffo da coleção “A Sociedade e a Economia no Novo Milênio” e desenvolvemos um trabalho científico que é um projeto que mostra a evolução dos circuitos eletrônicos que sintetiza a obra, numa proposta confirmativa das previsões dele na linha do tempo. É um projeto que trata de ficção científica”, explica Giovanni, que veio de Bragança Paulista (SP) para fazer o curso de Eletrônica na ETE FMC.
O prof. José Manoel, orientador e um dos idealizadores do projeto, destaca a oportunidade única que os estudantes terão em conhecer o cientista. “Teremos a honra de receber, pela primeira vez, uma autoridade do porte do Zuffo no evento. Sua obra e conhecimento abrem portas para profissionais brasileiros no exterior e colabora na formação de engenheiros no País”, afirma, um dos coordenadores da ProjETE.
Manuel também orienta o projeto “A Tecnologia do Futuro”, que também contempla a obra de Zuffo, mas foi desenvolvido por quatro alunas do Ensino Médio: Amanda Andari Policarpo, Giulia Carli Mendes, Maria Clara Ribeiro Andari e Raphaela de Faria Vieira.
A palestra “Tecnologia da Informação e Ficção Científica” será ministrada das 9 às 12 horas, para alunos da ETE FMC, profissionais do Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações e convidados.
Um purificador que transforma a água da chuva em água potável, um robô que apaga incêndios e socorre vítimas e um localizador de animais e sensores magnéticos que auxiliam na locomoção de pacientes com Mal de Parkinson são alguns dos projetos que estarão também na feira. A ProjETE ocorre durante a "Semana da Eletrônica" (1º a 6/10), que oferecerá palestras e minicursos (1º a 3/10). Outras escolas e empresas da região também são convidadas a participar do evento, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, a Ericsson e a Fundação Educacional Inaciana – FEI de São Bernardo do Campo/SP.
 
Projetos premiados – Na feira do ano passado, os projetos dos alunos conquistaram 11 prêmios. O protótipo Visão Interativa para Deficientes – VID, criado por três alunos da ETE FMC ficou com sete prêmios. Um deles, conquistou o primeiro lugar em Engenharia da Febrace 2012 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo - e garantiu à equipe uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior Febrace/CNPq, destinada ao desenvolvimento do projeto com duração de seis meses a um ano. Outra conquista importante foi o Prêmio Unesco - Menção Honrosa de Ciência e Tecnologia.  O VID foi projetado para substituir a bengala ou, até, o cão-guia. É um conjunto de sensores que vibra quando o deficiente se aproxima de um obstáculo à distância de dois metros. Além disto, tarjas são colocadas nos pulsos, na testa, cintura e joelhos, partes do corpo consideradas sujeitas a batidas.
 
ETE FMC – Fundada em 1959, a escola integra a Rede Jesuíta de Educação. Desde a inauguração da ETE FMC (www.etefmc.com.br), a pequena cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que ainda hoje, atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 800 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” -  uma referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) -, de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para todo o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola.
 
Serviço
O que: 32ª Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC
Quando: Dias 4 (19 às 22h), 5 (16 às 22h) e 6 (9 às 11h) de outubro
Onde: Campus ETE FMC – Av. Sinhá Moreira, 350 - Centro - Santa Rita do Sapucaí/MG
 
Relações com a Imprensa
Press Services

Site Login