eventos

30/11/2012 - Evento discute futuro da Internet com participação da Unesp

Desde 2010, universidade já tem papel ativo em novo protocolo de Internet

A Assessoria de Informática (AI) da reitoria da Unesp contará a sua experiência na implantação do o IPv6, novo protocolo de Internet, no painel “IPv6 no mundo corporativo: experiências de implantação no mundo real", que terá a participação de Valdinei Rodrigues dos Reis, do AI, no dia 5/12, às 8h45. O painel faz parte do evento internacional da ION Conference, promovido pela “Internet Society’, que ocorrerá em São Paulo.
Os integrantes do painel discutirão as suas experiências na implantação do IPv6 em organizações, os desafios técnicos e organizacionais que enfrentaram e o status atual de suas implantações. Também fazem parte do debate Richard Jimmerson, da Internet Society; Cameron Byrne, da T-Mobile USA; e Arturo Servin, da Lacnic.
Segundo Carlos Coletti, coordenador do Grupo de Redes da Unesp, “a universidade está na vanguarda em termos de uso do novo protocolo”. Atualmente, 10% de todo o tráfego de Internet da universidade é transportado em IPv6. “Embora não pareça muito, este já é um número expressivo, considerando que ainda poucos sites disponibilizam seus conteúdos neste protocolo”, explica.
O coordenador conta que esta mudança é inevitável, mas ainda existe muita resistência por parte dos provedores de acesso e de conteúdo para adoção do IPv6. “A Unesp investiu em hardware, treinamento de pessoal técnico, além de planejamento. Ela se adiantou com relação ao mercado. Esta estratégia certamente nos levará a uma migração muito mais tranquila e planejada”, comenta.
Para Reis, que também atua no grupo de rede de computadores da instituição, a sua participação no painel oferecerá um panorama de como está sendo implantado o IPv6 na universidade. “Tratarei também das dificuldades que tivemos com a implantação”, complementa.

IPv6 na Unesp
Em 2009, a Unesp ampliou o número de endereços de Internet (IPv4), diante das previsões de esgotamento em nível mundial. O IPv6, a nova versão de protocolo de Internet, foi implantado nas máquinas dos funcionários da reitoria e nos servidores do portal (www.unesp.br) no ano de 2010, e desde então o novo protocolo de endereçamento faz parte do sistema de computação. As 34 unidades da universidade também têm seguido os mesmos passos.
Atualmente a Unesp trabalha com o protocolo padrão IPv4 em todos os servidores de conteúdo e, paralelamente, o IPv6 já implantado em 70% destes. “Treinamos, em parceria com o NIC.Br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o Grupo de Redes da Reitoria e todos administradores de rede das unidades da Unesp para que o IPv6 fosse implantado”, diz Coletti.

Para mais informações:
http://www.internetsociety.org/deploy360/ion/saopaulo2012/agenda-portuguese/

Site Login