eventos

18/06/2013 - Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participa do Fórum Mundial de Meio Ambiente
 
Além de ser parceira institucional, a organização terá duas palestras de representantes na programação do evento
 
Começa na próxima sexta-feira (21/06), em Foz do Iguaçu, o Fórum Mundial de Meio Ambiente. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o evento acontecerá até sábado (22/06), no Hotel Mabu e contará com a presença de líderes empresariais, políticas, pesquisadores e organizações socioambientais para a troca de experiência com foco no tema: “2013: Ano internacional da cooperação pela água”.
Entre os participantes e parceiras do evento está a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), cuja missão é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, que residem nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas, valorizando as pessoas, os serviços e produtos ambientais. Durante o Fórum Mundial de Meio Ambiente a FAS participará de três workshops.
Na sexta-feira (21/06), Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, será o moderador do último painel do dia, com a palestra de Jean-Michel Cousteau, presidente da Ocean Futures Society, sobre “Serviços Ambientais dos Oceanos”. Logo após a palestra, das 18h20 às 19h, ao lado de João Dória Jr., Viana irá moderar o debate sobre o tema. A participação do superintendente geral da FAS neste painel está intimamente ligada a sua recente nomeação a co-presidente do grupo “Forests, Ocean, Biodiversity, and Ecosystem Services” (Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ambientais), que integra a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU que definirá os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma atualização dos Objetivos do Milênio.
Já no sábado (22/06), ele participará do Workshop 4 com o tema "Restauração de Ecossistemas: A nova legislação brasileira e o pagamento por serviços ambientais", Viana destacará os resultados da atuação da FAS em uma área superior a 10 milhões de hectares, em 15 Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas por meio do programa Bolsa Floresta, o maior programa de Pagamento Por Serviços Ambientais do mundo. Ao término do evento, Virgílio Viana participará do anúncio da Carta de Foz, momento de encerramento do evento quando serão apresentadas as conclusões obtidos ao longo dos dois dias de atividades.
Outra participação importante que envolve a FAS no Fórum Mundial de Meio Ambiente, é a palestra de Luiz Fernando Furlan, presidente do Conselho da FAS e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Presidente do LIDE Internacional. Furlan, falará no Workshop 6, também no sábado, das 11h às 12h40, sobre o tema "Como as empresas podem ser mais sustentáveis".
Além destas palestras, a Fundação terá um estande no evento, apresentando suas ações e um pouco da realidade das comunidades das UCs do Amazonas.
 
Sobre a FAS
A FAS, instituição não governamental, fundada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A partir de 2009, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil e, em 2010, do Fundo Amazônia (BNDES). O principal programa dessa instituição é Bolsa Floresta, que é o primeiro projeto brasileiro com certificação internacional para compensar as populações tradicionais e manter os serviços ambientais fornecidos por meio das florestas. Além disso, ela desenvolve programas nas áreas de saúde, educação, monitoramento ambiental, associativismo e geração de renda sustentável, em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais. Atualmente a Fundação beneficia 8.594 famílias, em 541 comunidades, em uma área superior a 10 milhões de hectares, em 15 Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas.

Lead Comunicação

Site Login