eventos

18/06/2013 - Evento sobre Seguro contra Inundações traz especialista Roy Wright, dos EUA
 
Instituto de Engenharia debate soluções para gestão de risco de inundações a partir de análise, desenvolvimento de referenciais técnicos e políticas de seguros para cobertura dos prejuízos
 
No próximo dia 26 de junho (quarta-feira), das 8h00 às 12h30, o Instituto de Engenharia -  em associação com o Conselho Mundial da Água e com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), dá início ao ciclo de debates “Águas Urbanas e Infraestrutura: Novos Desafios à Engenharia Nacional”, no auditório do IE.
O primeiro encontro vai abordar o tema “Seguro contra Inundações - Gestão de riscos e perspectivas de avanço para projetos em habitação e infraestrutura urbana”, e terá como conferencista principal o especialista americano Roy Wright,  responsável pelo Programa Nacional de Seguro contra Inundações da FEMA – Agência Federal de Gestão de Emergências - referência no gerenciamento de situações de catástrofe causadas por desastres naturais.
À exemplo da experiência recente dos Estados Unidos na gestão de desastres naturais, especialmente no controle de inundações, o encontro visa ampliar o debate acerca da institucionalização de um programa nacional de gestão de riscos associado a um sistema de seguros, que tenda a proporcionar conhecimento aprofundado sobre os tipos de fenômenos causadores de desastres e sobre escalas de vulnerabilidade das áreas habitadas em relação a eles.
Wright vai compartilhar seu conhecimento tendo como abordagem a análise de risco, instrumentos de gestão (códigos de edificações e controle de uso do solo) e políticas de seguro contra inundações. O objetivo é discutir novas alternativas gerenciais e tecnológicas para os desafios da infraestrutura hídrica dentro do contexto das cidades.
 
Confira a programação completa
“Seguro contra Inundações - Gestão de riscos e perspectivas de avanço para projetos em habitação e infraestrutura urbana”, com Roy Wright
Data: 26 de junho de 2013 (quarta-feira)
Horário: das 8h00 às 12h30
Local: Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - São Paulo, 04012-180
Informações e inscrições: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
8h00 – Recepção aos participantes
8h30 – Abertura – Eng. Camil Eid, Presidente do Instituto de Engenharia
9h00 – Palestra Roy Wright: Estrutura geral e principais linhas de ação do Programa Nacional de Seguro contra Inundações (em inglês, com tradução simultânea)
9h40 – Comentários dos debatedores integrantes da mesa: Presidente do Conselho Mundial da Água, Representantes da FCTH, da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Instituto de Engenharia
10h10 – Intervalo
10h40 – Questões dos representantes das três esferas de governo e das entidades representativas dos agentes públicos e privados diretamente envolvidos com o projeto, a construção, o financiamento, a institucionalidade e o seguro de edificações e sistemas de infraestrutura urbana
11h30 – Debates
12h00 – Encerramento
 
Sobre Roy Wright
Roy E. Wright atua como Administrador Adjunto para Mitigação da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), órgão do governo dos Estados Unidos cuja missão é apoiar e assegurar os cidadãos em situações de emergência causadas por desastres naturais (furacões, inundações, deslizamentos), domésticos ou por erro humano, inclusive atos terroristas. A FEMA é responsável por avaliar, minimizar e promover a rápida reconstrução dos locais e comunidades afetados nesses diversos tipos de ocorrência.
Wright é responsável pela análise de risco e programas de redução de riscos sob autoridade da Lei Stafford e do Programa Nacional de Seguro contra Inundações (National Flood Insurance Program), da FEMA. O especialista também coordena a área de funcionários convocados em situação de catástrofes, bem como a prestação de assistência técnica e ambiental em conformidade com todos os programas da FEMA. Coletivamente, todos os programas promovem uma cultura de conscientização sobre riscos e solução de vulnerabilidades de longo prazo nas comunidades dos Estados Unidos.
Em sua carreira, Roy Wright atuou como Executivo do Programa “Risk MAP” (Mapeamento, Avaliação e Planejamento), que fornece dados que aumentam a conscientização pública e levam a ação que reduz o risco à vida e à propriedade. Antes de ingressar na FEMA, em 2007, Wright atuou como assessor político da Secretaria do Interior, focada em medidas de conservação de terras, e liderou equipes de consultoria de gestão que melhoraram o desempenho dos programas governamentais.
Em 2013, Wright foi nomeado para o Serviço Executivo Federal Sênior. Com mestrado em Administração Pública pela The George Washington University, é Bachelor of Arts em Ciência Política pela Universidade Azusa Pacific. Seus estudos de pós-graduação incluem o programa Senior Executive Fellows, da Universidade de Harvard (Kennedy School of Government) e o Programa de Líderes Executivos da Escola de Pós-graduação da Naval Center for Homeland Defense and Security. Nativo da Califórnia, Roy e sua família vivem no norte da Virginia.
 
Sobre a FEMA
A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) é um órgão do governo dos Estados Unidos cuja missão é apoiar e assegurar os cidadãos em situações de emergência causadas por desastres naturais (furacões, inundações, deslizamentos), domésticos ou por erro humano, inclusive atos terroristas.
As atividades embrionárias que originaram a FEMA em sua estrutura atual tiveram início em 1803, mas somente o decreto 12.127, de 1979, executado pelo Presidente Carter, oficializou a criação da FEMA, que absorveu diversas outras agências e entidades que atuavam de forma fragmentada no controle e manutenção de situações de risco. A partir de então, a FEMA desenvolveu um sistema integrado de gestão de emergência, com abordagem de todos os tipos de risco e situações de catástrofe.
A FEMA esteve à frente de gestões complexas e grandes desafios, como preparação nacional e segurança interna em episódios como os ataques de 11 de setembro de 2001, furações, como o Katrina, entre outros. Sua missão permanece: preparar a nação para prevenção, resposta e recuperação de desastres.

WN&P COMUNICAÇÃO

Site Login