eventos

16/09/2013 - O processo de integração da geração distribuída no sistema energético brasileiro
 
Executivo da ANEEL aborda tema durante palestra na Intersolar South America
 
16/09/2013 - O Sistema de Compensação de Energia Elétrica, ou "net metering", é o sistema em que a energia gerada pelo consumidor (Geração Distribuída - GD) através de fontes renováveis ​​- sistemas de energia solar, eólica, biomassa e hidrelétrica - rende créditos que as concessionárias devem abater do consumo total a partir da rede.
Há no Brasil algumas barreiras para que esse sistema possa se desenvolver. É o caso das dúvidas com relação à interpretação da Resolução Normativa 482/2012, no que diz respeito aos tributos. Outro fator é a falta de fontes de financiamento para painéis fotovoltaicos.
De acordo com Carlos Mattar, superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil está avançado no que diz respeito às tecnologias necessárias e os custos vêm diminuindo consideravelmente.
Para falar mais sobre a geração distribuída e o processo de integração na rede distribuição, Mattar ministrará a palestra A "net metering" brasileira: Estrutura para a geração FV distribuída, durante a Intersolar South America 2013, em São Paulo no Expo Center Norte.
O acesso à rede distribuída acontece timidamente no país, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. "Já temos algumas unidades consumidoras comerciais, industriais e residenciais conectadas à rede de distribuição. São aproximadamente 130 registros no país", conta o executivo.
Além da palestra, Mattar participará de uma mesa redonda junto a outros executivos do setor, para discutir A regulação "net-metering" REN 482/2012 e previsões de mercado. A discussão visa identificar se a Resolução Normativa precisa ser aperfeiçoada e o que falta para avançar nesse mercado.
 
Sobre a Intersolar - Com cerca de 3.000 expositores e 100.000 visitantes em quatro continentes, a Intersolar é a principal série de exposições do mundo do setor de energia solar. Ela une pessoas e empresas de todo o mundo com o objetivo de aumentar a quota de energia solar no fornecimento de energia. A Intersolar South America é o quinto evento da série Intersolar, com organização da Solar Promotion International GmbH (SPI), Pforzheim, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e coorganização da Aranda Eventos & Congressos. As feiras e conferências internacionais da Intersolar ocorrem há 20 anos. Além da Intersolar South America, em São Paulo, são realizados a Intersolar North America, em São Francisco, a Intersolar India, em Mumbai, e a Intersolar China, em Pequim. A maior exposição do mundo no setor de energia solar é Intersolar Europe em Munique.

Intersolar South America
Data: 18 a 20 de setembro de 2013
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP
Horários
Conferência: a partir das 9h, mediante inscrição antecipada, ou no local
Feira: 12h às 20h, com entrada franca, restrita aos profissionais do setor
Organizadores: Solar Promotion International GmbH (SPI), Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI)

Capital Informação - Assessoria de Imprensa

Site Login