eventos

18/09/2013 - Gás natural no transporte público: Encontro internacional em SP debaterá opção ao diesel
 
Especialistas brasileiros e estrangeiros dos setores público e privado discutirão o presente e o futuro do uso do gás natural veicular e analisarão várias experiências bem-sucedidas
 
Revisar os conceitos modernos de transporte sustentável e alinhá-los com o uso do gás natural no transporte público urbano em substituição ao óleo diesel. Este é um dos objetivos do encontro “Gás Natural no transporte público – opção energética e sustentável para as cidades brasileiras”, evento que o Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP), por meio da Cátedra do Gás e do Programa de Recursos Humanos (PRH-04), promoverá a partir das 7h45 do dia 3 de outubro, em São Paulo. A entrada é franca.
Solução econômica e ambientalmente mais viável para as metrópoles, o gás natural vem gradualmente ganhando espaço nas frotas de veículos de todo o mundo. Mas é no transporte público urbano que este combustível vem fazendo a diferença. Com ele, milhões de toneladas de dióxido de carbono geradas pelos motores a diesel deixam de ser jogadas anualmente na atmosfera.
“O Brasil vem aos poucos adotando o gás natural para mover ônibus e caminhões. Atualmente, a fatia deste recurso natural na matriz energética brasileira corresponde a 11,5%, segundo o Balanço Energético Nacional 2013, e a tendência é de crescimento nos próximos anos”, avalia o professor do IEE-USP Edmilson Moutinho dos Santos, coordenador do evento.
Em função deste cenário positivo, e para debatê-lo e apontar ideias e soluções, além de entender o funcionamento de experiências internacionais, especialistas brasileiros e estrangeiros do setor energético e de combustíveis se encontrarão para expor diversas novidades que poderão ser amplamente aproveitadas.
Para começar, representantes das Secretarias de Energia e de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e do próprio IEE-USP, farão rápidas exposições e explicarão quais medidas estão tomando para incrementar o uso do GNV.
Em seguida, a brasileira Ieda Gomes, diretora da britânica Energy Strategy e ex-CEO da Comgás, apresentará a palestra “Panorama do gás natural em transporte público em mercados emergentes”, como parte da primeira mesa-redonda do evento, a ser dividida com outros dois peritos no assunto.
O primeiro é o professor Ashley C. Brown, diretor executivo da Harvard Electricity Policy Group, programa da John F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Ele abordará o “Uso de gás natural em transporte: infraestrutura de mercado”.
O outro é Juan Angel Terrón Alonso, diretor de engenharia da Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT), que ministrará a palestra “O transporte público urbano e o gás natural”.
Ao final desta mesa-redonda, o professor do IEE-USP Oswaldo dos Santos Lucon, assessor técnico de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, apresentará um resumo de sua relatoria, iniciando uma rápida sessão de debates.
A segunda mesa-redonda será composta por quatro apresentações. São elas: “Caminhões e ônibus a gás natural” (representante da Iveco), “Emissões nos grandes centros urbanos” (Olímpio de Melo Alvares Jr. – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb), “Suprimentos e oferta de gás natural” (representante da Comgás) e “Pesquisa IEE-USP”, com o professor Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente, da USP, e um dos coordenadores da Cátedra do Gás.
O relator desta vez será o professor André Felipe Simões, do IEE-USP e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), que fará a exposição de um resumo do painel e coordenará uma sessão de debates.
 
Local: Golden Tower São Paulo Hotel.
Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 148, Pinheiros, São Paulo (SP).
Horário: das 7h45 às 17h30.
Organização: Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP), por meio da Cátedra do Gás e do PRH-04.
Apoio institucional: Comgás, Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e Conselho Estadual de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (CEPG).
Inscrições: Gratuitas e limitadas.
Informações: Workout Business – Tel.: (11) 5531-0847 ou via e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
SEMPRE BRASIL COMUNICAÇÃO

Site Login