eventos

18/09/2013 - Primeiro dia da Intersolar South America destaca potencial do mercado latino-americano para energia fotovoltaica
 
O primeiro dia da conferência Intersolar South America 2013, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, abordou temas que trataram do mercado global, da América Latina e Brasil, destacando a importância de alguns países do continente para o segmento e o desenvolvimento da demanda mundial.
O mercado brasileiro foi abordado sob o tema “Mercado Brasileiro: Geração Distribuída”, com a discussão de perspectivas, obstáculos e oportunidades para o setor. Como principal desafio, o mercado local enfrenta um problema já conhecido, a questão tributária, tanto na taxação de bens e serviços quanto da energia em si. A energia gerada pelo consumidor, dentro do modelo de geração distribuída, possui atualmente um valor inferior ao da ofertada pelas concessionárias, devido à tributação. Ou seja, o modelo atual desfavorece a instalação de sistemas de geração distribuída de injetarem essa energia na rede de distribuição.
Um estudo da EPE, Empresa de Pesquisa Energética, apontou que o Brasil terá 1,4 GW de energia gerada através da geração distribuída com energia fotovoltaica em 2022. A expectativa dos congressistas é de que esse número seja maior do que o apresentado pela EPE.
Ainda falando do mercado nacional, o tema abordado no período da tarde foi “Mercado Brasileiro: Geração Centralizada”. O ano de 2013 é de grande importância para o setor de energia fotovoltaica, pois é o primeiro em que esta tecnologia poderá participar dos leilões A-3 e A-5. Dentro do leilão A-3, foram inscritos 109 projetos fotovoltaicos, o que significa aproximadamente 2,7 GW em capacidade FV. No entanto, é difícil prever quanto destes projetos serão de fato concretizados, já que esta energia, que ainda é mais cara, está competindo diretamente com outras fontes, como a eólica.
Entre os demais países latino-americanos, o Chile é hoje outro mercado de grande potencial. Há atualmente uma pipeline de aproximadamente 7 GW em projetos de energia fotovoltaica. Porém, a capacidade instalada atualmente é bem menor do que esse número. Uma das grandes demandas vem do setor de mineração instalado, principalmente, no norte do país.
Em menor escala, outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai, também têm demonstrado interesse em utilizar e desenvolver tecnologias de energia FV.
Ao redor do mundo, o que se constata é uma mudança na demanda geográfica do setor. Antes, a Europa era a região que correspondia à maior demanda por energia fotovoltaica. Agora, com a redução de subsídios governamentais na região, a Ásia vem se mostrando forte no setor, principalmente, no Japão, China e Tailândia.
De acordo com a EPIA, European Photovoltaic Industry Association, foram instalados em todo o mundo 102 GW de energia fotovoltaica em 2012. A expectativa para 2013 é de pelo menos 35 GW, demonstrando que o crescimento do setor continua acentuado.
*Todos os dados foram fornecidos pelo Dr. Rodrigo Lopes Sauaia, coordenador da Força Tarefa sobre Tributação, do Grupo Setorial Fotovoltaico, da ABINEE.
 
Sobre a Intersolar - Com cerca de 3.000 expositores e 100.000 visitantes em quatro continentes, a Intersolar é a principal série de exposições do mundo do setor de energia solar. Ela une pessoas e empresas de todo o mundo com o objetivo de aumentar a quota de energia solar no fornecimento de energia. A Intersolar South America é o quinto evento da série Intersolar, com organização da Solar Promotion International GmbH (SPI), Pforzheim, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e coorganização da Aranda Eventos & Congressos. As feiras e conferências internacionais da Intersolar ocorrem há 20 anos. Além da Intersolar South America, em São Paulo, são realizados a Intersolar North America, em São Francisco, a Intersolar India, em Mumbai, e a Intersolar China, em Pequim. A maior exposição do mundo no setor de energia solar é Intersolar Europe em Munique.

Intersolar South America
Data: 18 a 20 de setembro de 2013
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP
Horários
Conferência: a partir das 9h, mediante inscrição antecipada, ou no local
Feira: 12h às 20h, com entrada franca, restrita aos profissionais do setor
Organizadores: Solar Promotion International GmbH (SPI), Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI)
www.intersolar.net.br

Capital Informação - Assessoria de Imprensa

Site Login