eventos

27/09/2013 - Expoentes da indústria automotiva global falam de perspectivas no Congresso SAE BRASIL 2013
 
O painel Internacional será realizado dia 8 de outubro, às 16h, sob o tema "Situação e Perspectivas da Indústria Automotiva Global devido aos últimos desafios da Economia, Energia e Emissões". De acordo com o engenheiro Horst Bergmann, diretor do Comitê Internacional do Congresso SAE, a proposta do painel é discutir os desafios para o setor automotivo mundial na área energética e de emissões, sob perspectivas distintas.
Palestrantes e palestras - Donald Hillebrand abrirá os trabalhos ao apresentar um olhar crítico sobre tecnologias avançadas de veículos atualmente em pesquisa, incluindo eletrificação, smart grid (rede elétrica inteligente), combustão avançada e combustíveis recentemente disponíveis, como gás natural e alcoóis.
Wolfgang Warnecke, cientista-chefe da Shell Group Technologies para Mobilidade apresentará sua visão sobre as opções de energia para o futuro diante dos desafios de crescimento da população mundial, a urbanização, os congestionamentos e as emissões relacionadas com poluição do tráfego. Warnecke falará também sobre questões relacionadas ao uso global de energia pelo transporte rodoviário e as emissões de gases de efeito estufa, identificadas pelos governos ao redor do mundo entre as principais áreas para responder aos desafios da mobilidade sustentável, segurança energética e mudança climática.
Jörg Ohlsen, CEO e porta-voz do Conselho Executivo da EDAG GmbH & Co KGaA, (Alemanha), mostrará a versão atual da tecnologia EDAG LightCab no escopo de uma abordagem do desenvolvimento integrado de produto e processo, com redução de peso e custo da aplicação para caminhões pesados Euro 6, que chega ao mercado nos próximos anos.
Todd Summe, diretor de Tecnologia Global para o Mercado Automotivo da Novelis (EUA), trará a experiência da empresa com alumínio para atingir 80% de conteúdo reciclado em 2020, para reduções nas emissões de gases de efeito estufa e desenvolvimento de projetos cradle-to-cradle - conceito de economia circular com intenção de projetar cada parte do produto ao ciclo técnico (fabricação, uso, recuperação, desmontagem e refabricação) ou biológico (fabricação, uso, decomposição, nutrientes biológicos, fabricação).
Klaus-Dieter Holloh, diretor de Engenharia Avançada da Daimler Trucks alemã, falará dos recursos tecnológicos da indústria global de veículos comerciais para enfrentar tendências e desafios futuros, considerando a disponibilidade de combustível e exigências das diferentes regiões do mercado, com custo de propriedade aceitável para o consumidor final. Entre as tecnologias para a eficiência energética dos veículos sem comprometimento de peso, Holloh destacará a redução do arrasto aerodinâmico, recuperação da energia desperdiçada, e o controle preditivo do powertrain (reconhece a topografia à frente).
Ricardo Simões de Abreu, vice-presidente de Sistemas de Motor e Desenvolvimento de Produto e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle Brasil, falará sobre o Inovar-Auto e a gestão da inovação nas empresas, e o que é necessário para a obtenção de resultados nos prazos do programa.

Inscreva-se: http://www.saebrasil.org.br/congresso

22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 7 a 9 de outubro de 2013 - das 8h30 às 20h30
Painel Internacional - dia 8, a partir das 16h, Auditório Jaçanã 1 e 2
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Azul - Rua José Bernardo Pinto, 333 -
Vila Guilherme, São Paulo

Site Login