eventos

29/10/2013 - Como estará Salvador em 2040?

Evento promovido pelo Sinaenco, em 31 de outubro, discute o futuro da Região Metropolitana de Salvador

Salvador, capital do Estado da Bahia, é uma cidade de contrastes. É de um lado um importante polo de atração turística, sendo o segundo destino mais popular do país, e de outro apresenta os maiores índices de desigualdade social, com uma grande concentração da pobreza e de favelas. Os moradores em aglomerados subnormais chegam a representar mais de 30% da população.
Com mais de 2,6 milhões de habitantes, é o município mais populoso da Região Nordeste e a terceira maior capital do país. Somente na capital baiana a população cresceu mais de 30% nos últimos 25 anos, agravando os problemas verificados no dia a dia dos soteropolitanos e moradores da Grande Salvador, que não dispõem de transporte público na quantidade e na qualidade adequadas, que padecem com a falta de saneamento básico  e com a ausência de ações de macrodrenagem, favorecendo cada vez mais a ocorrência de enchentes, dentre outras questões essenciais que impactam sua qualidade de vida.

Mas e nos próximos 25 anos, como estará a infraestrutura Salvador?
Esse cenário e o futuro da cidade serão abordados no evento “De olho no futuro: Como estará Salvador daqui a 25 anos?”, a ser promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) no dia 31 de outubro, a partir das 13h30, no Hotel Mercure. A campanha percorrerá, nos próximos meses, mais cinco metrópoles do Brasil.
De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a comunidade política, os estudantes e a sociedade civil para pensarmos junto o futuro das nossas cidades. “Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma cidade de todos”, destaca Viol.
O evento foi divido em três painéis de apresentação: no primeiro painel o Arquiteto Carl von Hauenschild, vice-presidente do Sinaenco BA,  apresentará as principais transformações pelas quais passou a cidade nos últimos 25 anos.
O segundo painel contará com apresentação do Economista e Ex –Secretário de Planejamento da Bahia, Armando Avena, e terá como debatedores Horácio Brasil, Ex-Secretário de Transportes de Salvador, Francisco Ulisses, Técnico da Secretaria de Urbanismo e Transporte de Salvador, e Rafael Vasconcelos, Consultor em Logística e Transporte.
No terceiro painel, intitulado “Pensando juntos a cidade do futuro”  José Sérgio Gabrieli, Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, apresentará o plano estratégico de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da Região Metropolitana.

As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas, e poderão ser realizadas pelo site olhonofuturo.org.br. No website criado exclusivamente para esta campanha também é possível deixar uma ideia para melhorar a cidade de Salvador. As melhores ideias farão parte de um documento que, juntamente com a síntese do encontro, será entregue às autoridades municipais, estaduais e federal.

AGENDA
De olho no futuro: como estará Salvador daqui a 25 anos?
Local: Hotel Mercure – Rio Vermelho
Data: 31 de outubro

Horário: das 13h30 às 18h
Inscrições gratuitas pelo site olhonofuturo.org.br

Imprensa Sinaenco

Site Login