eventos

29/11/2013 - São Paulo recebe exposição inédita de músicas e instrumentos feitos por operários da construção civil
 
Projeto social é conduzido pelo Instituto OAS, em parceria com a ONG Mestres da Obra e apoio da Editora Moderna. Instalação está aberta para visitação gratuita na Praça do Patriarca, no Centro, de 29 de novembro a 27 de dezembro de 2013
 
A partir de 29 de novembro, terá início na Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo, uma exposição musical, que faz parte do projeto “Obra com Arte”, do Instituto OAS. A exibição levará ao público o trabalho realizado por cerca de 250 profissionais da construção civil, que por meio de oficinas culturais, desenvolveram instrumentos musicais com materiais recicláveis e, com eles, gravaram algumas músicas que estarão disponíveis para audição no local. A mostra é gratuita e está aberta ao público todos os dias até 27 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h.
A iniciativa é promovida pela Construtora OAS em parceria com a ONG Mestres da Obra e com apoio cultural da Editora Moderna. A partir dos resíduos de materiais das construções, como madeiras, ferros, aços, arames e plásticos, os operários criaram instrumentos musicais de percussão, viola, violão, xilofone e zamponhafone. Os sons deles foram gravados e posteriormente levados para estúdio, onde foi trabalhado pelo músico e educador que conduziu as oficinas, Alexandre Corazza. Com o áudio, ele produziu algumas músicas que fazem parte da mostra. Os instrumentos também estão expostos no local.
O projeto “Obra com Arte” é realizado pelo Instituto OAS, que conduz vários projetos sociais para seus colaboradores e também para comunidades vizinhas às obras da empresa. “Este tipo de projeto promove a criatividade, aumento da autoestima, espírito de equipe, além de ensinar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais, contribuindo para um planeta mais sustentável”, afirma Patricia d'Ávila, da área de responsabilidade social da OAS.
Entenda o projeto – A ONG Mestres da Obra transforma os canteiros em espaços para disseminação de cultura e conhecimento, ensinando técnicas relacionadas à arte e produzindo obras a partir dos resíduos das construções. Nesta edição, o tema desenvolvido nas oficinas foi a música. Cerca de 250 trabalhadores de obras da OAS em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo participaram do projeto.
Foram trabalhados conceitos referentes à produção musical. Como apoio, foi utilizado o livro A orquestra tintim por tintim, publicado pela Editora Moderna e escrito por Liane Hentschke, Susana Ester Kruger, Luciana Del Ben e Elisa da Silva e Cunha. O título apresenta como é uma orquestra: os instrumentos, o papel do maestro, dos instrumentistas, da partitura, da batuta, entre outros. O livro traz ainda um CD de áudio com trechos de músicas que auxiliam na identificação sonora de cada um dos instrumentos.
 
Sobre a Editora Moderna - Fundada em 1968, a Editora Moderna publica livros didáticos, de literatura e materiais de apoio, oferece serviços pedagógicos e mantém iniciativas de responsabilidade social, visando contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do país. Desde 2001, integra o grupo editorial Santillana, referência no segmento em 22 países ibero-americanos. No Brasil, a empresa promove ações e estabelece parcerias com instituições nacionais e internacionais de fomento à educação e à cultura, como OCDE, Unesco, OEI, movimento Todos Pela Educação, Associação Cidade Escola Aprendiz e Mestres da Obra.
 
Sobre a OAS - Fundada em 1976, a OAS é uma das principais empresas de construção pesada do Brasil e referência nacional em engenharia. Com mais de 2.000 obras realizadas nos setores públicos, privado e de concessões, atua nas áreas de edificações, energia, indústrias, infraestrutura, petróleo e gás, saneamento, transportes, rodovias, irrigação e barragens.
O Instituto OAS realiza projetos voltados para a educação, cultura, esporte e promoção dos direitos humanos. Por estar presente em empreendimentos nas mais diversas regiões do país, entende que pode contribuir com o desenvolvimento social do ponto de vista ético, cultural e ambiental em prol de seus colaboradores, das comunidades e do ambiente em que atua.
 
Sobre o Mestres da Obra - O Mestres da Obra é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua dentro dos canteiros de obras do país desde 2001. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano dos trabalhadores da construção civil nas questões relacionadas à educação, promoção da saúde e cultura.

S2Publicom

Site Login