eventos

22/04/2014 - Engenheiros avaliam obras do PAC em mobilidade urbana no Rio
 
Cidade, que enfrenta sérios problemas de transporte, será palco para discussão sobre o modelo ferroviário, nesta sexta (25), às 9h, com a presença do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
Com 160 anos de ferrovias no Brasil, entidade de classe comemora a data de 30 de abril com alerta sobre o retrocesso do sistema de linhas de trens no país.
Para comemorar os 160 anos das ferrovias brasileiras, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) propõe um debate sobre a necessidade do transporte ferroviário para o desenvolvimento nacional. Os investimentos em mobilidade urbana - com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e II) do governo federal - e em infraestrutura no país serão temas do seminário “Sistema Ferroviário Brasileiro - Diagnósticos e Propostas”, que acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, na Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ).
Para encontrar soluções para as ferrovias brasileiras, participam do seminário especialistas e representantes do setor, como o ex-secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes e consultor de transporte e logística, Marcelo Perrupato, além de autoridades, como o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
Durante o evento, será apresentado um projeto de revitalização da primeira ferrovia brasileira, na Estrada de Ferro Barão de Mauá, para a concepção do Museu da Ferrovia do Rio de Janeiro. A ideia é aproveitar o espaço da estação de trem abandonada, no centro da cidade precursora desse modal de transporte, para promover a cultura na região. Uma mesa redonda com profissionais do setor público e das concessionárias do setor privado também vão debater a proposta que pretende valorizar o histórico ferroviário da cidade.
Segundo avaliação da FNE, de acordo com dados do Instituto Ilos, especializado em logística, o transporte de carga por ferrovias é cada vez mais uma opção para alavancar um crescimento econômico sustentável e melhorar a infraestrutura nacional. “As obras do PAC I e II foram importantes para impulsionar a infraestrutura brasileira, mas precisam ser concluídas. Investir em ferrovias é uma alternativa de menor custo em relação ao uso de rodovias, por exemplo. Hoje, empresas dos setores sucroalcooleiro, de celulose e de mineração são as que mais utilizam esse transporte, mas a malha ferroviária deve ser ampliada”, destaca o presidente da entidade, Murilo Celso Pinheiro.
Hoje, o Brasil tem, aproximadamente, 29 mil quilômetros de ferrovias, mas a demanda pelo transporte de carga e de passageiros, em especial, na cidade do Rio de Janeiro, é cada vez maior. Para o presidente da FNE, Murilo Celso Pinheiro, “o sistema ferroviário brasileiro regrediu ao longo dos anos”.  Na sua avaliação, “hoje, pela falta de investimentos, temos um número menor de trilhos e o volume de cargas por quilômetros também é muito inferior. Para um país continental como o nosso, é impossível pensar em desenvolvimento nacional sem pensar em um sistema de transporte mais econômico como as ferrovias”.
 
Projeto Cresce Brasil
O evento faz parte do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, cuja primeira versão foi lançada em 2006, que propõe a discussão periódica dos principais problemas nacionais e sugere propostas de solução. Desta vez, os especialistas vão discutir os pontos sensíveis do setor ferroviário para preparar recomendações técnicas, que servirão de base para a elaboração da terceira edição do documento Cresce Brasil - que será apresentado aos candidatos à Presidência nas eleições de 2014. O documento serviu de base para a elaboração do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
 
Sobre a Federação Nacional dos Engenheiros - Fundada em 25 de fevereiro de 1964, a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) tem sede em Brasília e, hoje, é composta por 18 sindicatos estaduais, aos quais estão ligados cerca de 400 mil profissionais. A entidade foi constituída com o objetivo de representar nacionalmente a categoria, atuando na coordenação, na defesa e na representação dos profissionais, por intermédio de seus sindicatos.
Atua intensamente na congregação de seus representados e luta pelos direitos dos profissionais, por melhores condições de vida e trabalho e pelo fortalecimento da democracia e suas instituições.
Bandeira fundamental da entidade é também a luta pelo desenvolvimento do País com inclusão social. Tal objetivo está presente no projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado em setembro de 2006, em São Paulo, durante o VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), e atualizado por ocasião do VII Conse, em 2009.


Seminário Sistema Ferroviário Brasileiro - Diagnósticos e Propostas
Quando: sexta-feira, dia 25 de abril de 2014, de 9h às 18h
Onde: Auditório da Federação do Comércio (Fecomércio)
Endereço: Rua Marques de Abrantes, nº 99 - Flamengo - Rio de Janeiro (RJ)

Informações e inscrições
Seminário gratuito
Tel.: (61) 3225-2288
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Autoridades
Luiz Fernando de Souza (Pezão) - Governador do Estado do Rio de Janeiro
Murilo Celso Pinheiro - Presidente da FNE
Orlando Diniz - Presidente da Fecomércio

Palestrantes
Marcelo Perrupatto (Consultor de Transporte e Logística, ex-secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes) - O futuro da ferrovia no Brasil
Carlos Monte (Consultor da FNE) - As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Francisco Costa (Secretaria Nacional de Política dos Transportes) - Museu Nacional Ferroviário

Coordenadores
Carlos Bastos Abraham - Vice-presidente da FNE
Fernando Palmezan Neto - Coordenador do projeto "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento"
Clarice Aquino Soraggi - Diretora regional Sudeste da FNE
Luiz Euler Mello - Presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer)

Mesa-redonda
Ministério dos Transportes/Secretaria de Política Nacional de Transportes (MT/SPNT)
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Associação Nacional de Transportes Ferroviários (ANTF)
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

In Press Oficina

Site Login