eventos

23/04/2014 - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, em 30 de abril, terá maior conferência já realizada em São Paulo
 
Com o maior time de especialistas já reunidos para falar do tema (23), além de 22 parlamentares, a Conferência pretende alcançar resultados concretos e formar uma Frente Parlamentar Pluripartidária para o combate à poluição sonora na cidade
 
O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, o International Noise Awareness Day (INAD), que neste ano será comemorado em 30 de abril, irá reunir na I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora um time de23 especialistas em acústica, saúde, legislação e movimentos sociais, além de 22 parlamentares que aprovaram leis ou encaminharam projetos de lei sobre o tema. Realizado na Câmara Municipal de São Paulo, nos dias 28, 29 e 30 de abril, o evento contará com painéis sobre o estado da arte de tecnologias de mapeamento de ruído; legislação, normas e licenciamento; qualidade de vida e saúde pública; e pela criação de política pública para redução, gestão e controle de ruídos urbanos. Contará ainda com relatos de cases, como o de Fortaleza (CE), e de duas cidades europeias, Valência (Espanha) e Almada (Portugal), que implantaram mapeamento de ruído e colheram resultados positivos no combate à poluição sonora.
A Conferência é uma realização conjunta da Câmara Municipal de São Paulo, por meio do gabinete do vereador Andrea Matarazzo, com a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) contará com a participação de órgãos e entidades de referência, como o Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT; Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa/Portugal; Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP; Comitê Brasileiro da Construção Civil na ABNT; Comissão de Estudos Especiais de Acústica e da ABNT/CE-02:135.01 Comissão de Desempenho Acústico de Edificações; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); Escola Paulista de Medicina; Grupo de Otologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USPUSP); Programa de Silêncio Urbano, da Prefeitura de São Paulo (PSIU); Movimento Popular ‘Ouvido no Ruído’;  Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza (CE);  Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável - Câmara Municipal de Almada, Portugal; Serviço de Poluição Sonora da Universidade de Valência; e Auris Produções e Comunicações.
 
Temas de algumas palestras
Prof. Bento Coelho, doutor em Engenharia Acústica, professor de Acústica do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa/Portugal
Irá falar sobre o desenvolvimento urbano sustentável em todos os aspectos, energético, ambiental e humano, é um desafios para técnicos e políticos responsáveis pela gestão das cidades. A qualidade de vida é uma exigência crescente dos cidadãos e o ambiente sonoro um dos seus mais sensíveis indicadores. Por isso é importante avaliar o grau de poluição sonora e desenvolver soluções preventivas e corretivas adequadas. E os mapas de ruído, que vem sendo utilizados com sucesso na melhoria da qualidade sonora urbana, constituem ferramentas valiosas de diagnóstico e gestão da poluição sonora.
 
Nicolas Isnard, diretor de Negócios Meio Ambiente e Engenharia da 01dB Acoem
Mostrará a evolução tecnológica dos equipamentos de medições e dos softwares de simulação acústica tornam cada vez mais viável a gestão de riscos ambientais associados aos ruídos. A experiência no controle da poluição sonora, por autoridades ambientais de diversos países, vem sendo aperfeiçoada por meio do fornecimento de dados técnicos para apoiar o poder público na elaboração de planos e ações de melhoria. A palestra vai apresentar, através de casos práticos, as principais ferramentas acessíveis para a confecção de mapas de ruídos e monitoramento de ambientes sonoros complexos.
 
Eng. Fabio Villas Boas, coordenador da Norma de Desempenho de Edificações ABNT/NBR 15.575, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor Construtora Tecnisa
Palestra sobre a Norma de Desempenho
 
Eng. Carlos Alberto de Moraes Borges, ex-superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil na ABNT, um dos coordenadores da comissão de estudo da ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho e diretor presidente da Construtora Tarjab
Palestra sobre a Norma de Desempenho
 
Krisdany Vinícius S. M. Cavalcante, Coordenador da ABNT/CEE-196 Comissão de Estudo Especial de Acústica
Tratará da normalização técnica brasileira em acústica, destacando o histórico da normalização técnica em acústica, as normas técnicas vigentes e as que estão em revisão e elaboração e do projeto da Norma de Terminologia em Acústica. Além de tendências e perspectivas com as revisões da ABNT NBR 10151 e ABNT NBR 1052 e da normalização em acústica ambiental como base ao licenciamento e fiscalização ambiental.
 
Dra. Ana Claudia Fiorini, fonoaudióloga, epidemiologista, doutora em Saúde Pública pela FSPUSP, professora doutora da Escola Paulista de Medicina UNIFESP e professora doutora da PUC-SP
Sua palestra irá mostrar a poluição sonora no Brasil e no mundo, e abordar as diretrizes da OMS para tratar do ruído ambiental e seus efeitos na saúde pública.
 
Prof. Ricardo Bento (professor titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP, chefe do Grupo de Otologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
Ele irá discorrer sobre poluição sonora e mostrar que o ouvido humano não tem a capacidade de suportar os ruídos que a civilização criou. Além de lesões diretas que levam à surdez, o ruído intenso pode causar ainda estresse, problemas de comunicação, zumbido, problemas neurológicos e hipertensão arterial. Esses efeitos podem ser temporários ou definitivos.
 
Prof. Dr. Fernando Pimentel de Souza, professor titular de neurofisiologia da Universidade Federal de Minas Gerais
Sua palestra abordará os problemas que o ruído causa ao interferir nos vários estágios do sono, na fisiologia humana e nas ações psicocognitivas, causando a insônia e efeitos prejudiciais à saúde física e mental. Ele também irá falar sobre o estresse provocado pelo ruído comparando diferentes ambientes, dando o exemplo de mapa acústico realizado em dois hospitais de Belo Horizonte (MG), um ruidoso e outro mais silencioso.
 
Eng. Flavio Donizete Gagliardi, engenheiro eletricista, físico e representante do Programa de Silêncio Urbano, da Prefeitura de São Paulo (PSIU)
O palestrante irá fazer um breve histórico sobre a atuação do PSIU, que acaba de completar 20 anos, e sobre como a elaboração de um mapa de ruídos da cidade de São Paulo, que poderia contribuir com o órgão no combate à poluição sonora. Para ele, São Paulo necessita de leis próprias para regulamentar as questões relacionadas ao ruído, em função de sua magnitude. São cerca de três mil reclamações por mês na cidade, e no ano passado foram registradas 30 mil queixas sobre ruído. Para ele, há necessidade de melhorias nas leis ambientais, em razão da ausência de parâmetros de ruído provenientes de tráfego rodoviário; do planejamento de instalação de barreiras acústicas que envolvam as comunidades locais; além de campanhas para conscientizar a população sobre o controle da poluição sonora, uma responsabilidade de todos.
 
I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora
Datas | 28, 29 e 30/04/2014
Local | Câmara Municipal de São Paulo - Salão Nobre Presidente João Brasil Vita
Endereço | Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista/São Paulo, SP - Brasil
Mais informações e inscrições | www.conferenciaruidosp.com.br
 
Eventos paralelos
Mapa acústico - Durante o evento, especialistas da ProAcústica farão a medição dos níveis de ruído e mapa acústico da área em frente à Câmara Municipal.
Orelha gigante – O público poderá visitar uma orelha gigante inflável, montada na área externa da Câmara. Esse grande túnel interativo simula o ouvido humano e permite entender o funcionamento da audição. Os interessados irão conhecer todas as funções do ouvido humano, e como funcionam suas várias partes, além de visualizar a condução do som da cóclea até o cérebro.

Site Login