eventos

25/04/2014 - Zona Franca de Dubai é vantagem para exportador brasileiro
 
Empresas de São Paulo e Rio de Janeiro já apostam nos benefícios da Jebel Ali Free Zone (Jafza). Executivos árabes visitarão o Brasil para fechar negócios
 
Executivos da Jebel Ali Free Zone (Jafza), de Dubai, virão ao Brasil para apresentar a empresários os benefícios de se instalar na zona franca dos Emirados Árabes Unidos (EAU). A Jafza oferece condições para que empresas brasileiras finalizem seus produtos e os exportem a partir do porto local. Entre as vantagens da região, estão a isenção de impostos e a localização privilegiada que permite acesso a grandes mercados consumidores.
O seminário “Jafza Road Show” é organizado pela Jafza em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O encontro será realizado no próximo dia 28, em São Paulo, e em 5 de maio, no Rio de Janeiro. Podem participar tradings, indústrias e exportadores de todos os segmentos.
“As empresas que utilizam a Jafza têm vantagens em termos de entrepostos de produtos devido à região ser uma zona industrial e atender a um mercado amplo por meio dos EAU, de aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas. Uma companhia brasileira pode, por exemplo, enviar frango para os Emirados Árabes e lá lá transformá-lo em produto processado. Assim como pode fazer o processamento final, incluindo-se a embalagem de bens de consumo”, afirmou o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.
 
VANTAGENS
Entre os países que recebem produtos distribuídos a partir da zona franca estão as nações do Golfo, do Norte da África, Índia, Vietnã, ex-repúblicas soviéticas e Paquistão, entre outras. Alguns dos atrativos oferecidos pela Jafza são a isenção de 50 anos no pagamento de taxas que incidem sobre o faturamento da companhia, a isenção da cobrança de impostos sobre a renda e sobre importações.
As empresas que atuam na Jafza não têm restrições para contratar funcionários estrangeiros e não precisam compartilhar seu investimento com um sócio local, como ocorre fora da zona da franca. As mais de 7,3 mil companhias instaladas na Jafza empregam 135,5 mil pessoas e movimentaram US$ 690,2 bilhões em negócios em 2012. Algumas das principais fabricantes de bens de consumo estão instaladas na zona franca, onde a Apex tem um escritório de promoção comercial.
Em fevereiro, durante a feira de alimentação Gulfood, realizada em Dubai, o vice-presidente sênior de vendas globais da Jafza, Adil Al Zarooni, afirmou que irá apresentar aos brasileiros a base de clientes da zona franca. “Vamos mostrar que a Jafza é boa para quem deseja fazer negócios em Dubai”, disse.
 
28 de abril
Jafza Road Show – São Paulo
Renaissance Hotel, Alameda Santos, 2.233
 
5 de maio
Jafza Road Show Rio de Janeiro
JW Marriott Copacabana Hotel - Av. Atlântica, 2.600
 
Informações e inscrições: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Informações: 55 (11) 3283-4066
 
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira - A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.
 
A4 Comunicação

 

Site Login