eventos

02/06/2014 - M&T Peças e Serviços Congresso: Tecnologia híbrida apresenta maior benefício em equipamentos sujeitos a ciclos intermitentes
 
Sobratema promove mesa redonda para trazer conceitos que vem sendo desenvolvidos e aplicados pelos principais fabricantes de equipamentos
 
A tecnologia híbrida na área de equipamentos para construção é uma tendência e apresenta maior benefício em máquinas que estão sujeitas a ciclos intermitentes. Além disso, a massa e a inércia do equipamento também têm influência direta no processo. Essa é a avaliação de Massami Murakami, diretor de Engenharia e Aplicações para a América Latina da Volvo Construction Equipment, que participará do seminário da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, na M&T Peças e Serviços Congresso.
“Por conta dessas influências, os equipamentos de médio e grande porte, como escavadeiras e carregadeiras, oferecem potencial de benefícios com soluções híbridas. Já no caso de equipamentos compactos, em que a inércia é menor, soluções de motorização elétrica são mais viáveis. Por fim, equipamentos com regime de trabalho mais constante, como por exemplo, motoniveladoras, compactadores, oferecem menor potencial de benefícios com a incorporação de tecnologias híbridas”, afirma Murakami, que estará na mesa redonda Máquinas Híbridas: Conceitos e Tecnologias, a ser promovida no dia 5 de junho. Para participar, basta clicar no link: http://www.mtpscongresso.com.br/index.php/programa/palestra/37
O Grupo Volvo vem investindo nesse tipo de tecnologia há bastante tempo, com foco em híbridos-elétricos e híbridos-hidráulicos. Além de estudar as tecnologias disponíveis, tem definido um plano de longo prazo para introdução destas tecnologias em fases. Atualmente, segundo Murakami, a empresa já está trabalhando, inclusive, no desenvolvimento de alguns conceitos de quarta geração. “Uma redução significativa no custo total de propriedade é uma das premissas para a introdução destas fases ao mercado”, explica Murakami. “Para ser aplicada, a tecnologia precisa ser sustentável, não apenas no aspecto ambiental, mas também para o negócio. Nesse sentido, ela precisa apresentar benefícios ao usuário e, ao mesmo tempo, ser viável em termos econômicos”, complementa.
Os estudos da Volvo abrangem a aplicação das tecnologias híbridas em produtos já existentes assim como a conceitos de produto completamente novos. “No caso das máquinas que estão no mercado, a adequação é um fator importante porque o cliente precisa contar os mesmos serviços, com qualidade e eficiência. Já quando pensamos na futura geração de eletromobilidade, temos que desenvolver novos conceitos de máquinas que sejam capazes, também, de executar o trabalho ”, analisa Murakami. Entre os conceitos, nas suas fases mais evoluídas, apresentados ao mercado estão o Sfinx, escavadeira, o Gryphin, carregadeira de rodas, o Centaur, caminhão articulado, e o Fenix, vibroacabadora do futuro.
A mesa redonda contará ainda com a participação dos executivos da Caterpillar, Komatsu, e Liebherr. Direcionado para empresários, gestores, engenheiros e profissionais de fabricantes e distribuidores de equipamentos, construtoras, locadoras, fornecedores de peças, componentes e insumos, financiadoras, seguradoras, associações do setor de equipamentos de construção, o seminário da Sobratema também terá as palestras de Marcelo Souccar, diretor dos segmentos de Serviços e Jurídico da TOTVS, sobre Tecnologia para a cadeia de valor na gestão de equipamentos, e de Yoshio Kawakami, sócio e consultor da Raiz Consultoria, sobre O Futuro da Confiabilidade das Máquinas - O que o IVHM - Integrated Vehicle Health Management pode proporcionar no futuro.
 
Além das palestras organizadas pela Sobratema: Máquinas Híbridas, Softwares de Gestão e Pós-venda, O Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção - Tendências e Otimização de resultados através da gestão produtiva de equipamentos e mão-de-obra qualificada do  Instituto Opus, o Congresso contará com seminários da Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, a Abraman – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, Anicer - Associação Nacional da Indústria Cerâmica, IE – Instituto de Engenharia, Sindipedras - Sindicado da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo, Sindipesa – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, e Valorização do Rental, que tem o apoio da Abelme – Associação Baiana das Empresas de Locação de Máquinas e Equipamentos, Alec – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis, Apelmat – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplanagem e Ar Comprimido, do Sindileq-CE - Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará, do Sindileq-GO - Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Goiás, do Sindileq-MG – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Minas Gerais, do Sindileq-PE – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco, e do Sindileq-RN – Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Rio Grande do Norte.
 
A M&T Peças e Serviços Congresso ocorre simultaneamente à M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração e representa uma oportunidade única de difundir informações e trocar experiências entre os profissionais e empresas do setor
 
Feira - Única feira direcionada exclusivamente para as áreas de gestão, soluções de pós-venda, insumos e componentes para equipamentos para a construção e mineração, a M&T Peças e Serviços será realizada de 3 a 6 de junho. O evento apresentará as principais novidades e lançamentos para esses segmentos e contará com o Salão de Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade, iniciativa inédita, que trará conceitos inovadores de empresas do setor.
Para participar, os visitantes podem realizar o credenciamento online, que agiliza sua entrada ao evento. Basta acessar o site oficial (www.mtps.org.br), passar o mouse pela aba Visitantes e clicar em credenciamento, seguindo as instruções para realizar a inscrição, de maneira prática e gratuita.
 
M&T Peças e Serviços Congresso
Data: 4 e 5 de junho
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações: http://www.mtpscongresso.com.br/
 
Mecânica de Comunicação Ltda.

Site Login