eventos

23/07/2014 - Minascon/Construir Minas traz novidades do setor
 
Cerca de 300 empresas expõem o que há de mais novo em soluções sustentáveis e tecnológicas para o mercado da construção, de 6 a 9 de agosto, no Expominas
 
O Minascon/Construir Minas 2014, maior evento da cadeia em Minas Gerais e um dos cinco maiores do país, chega à sua 11ª edição com a participação de mais de 300 empresas nacionais e internacionais. De 6 a 9 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte, pequenas, médias e grandes marcas vão expor as últimas novidades em produtos e soluções, que devem ser tendência no setor nos próximos anos. O evento, uma realização da Fiemg, através de sua Câmara da Indústria da Construção (CIC), com promoção e organização da Fagga | GL events Exhibitions, reforça a busca do setor pela excelência e qualidade.
Ganho de produtividade, redução de custos e otimização do tempo são cada vez mais recorrentes no mundo dos negócios e na construção não é diferente. Outra preocupação cada vez mais vigente no setor é com a sustentabilidade. Hoje, o mercado já dispõe de uma infinidade de produtos e soluções para todos os tipos de projetos de engenharia e arquitetura, com baixo impacto ambiental e com capacidade de reduzir tempo e custo em todas as etapas da construção. “Além das construtoras e dos profissionais da área, existem fabricantes de materiais engajados na criação de materiais altamente diversificados e sustentáveis. Há muito ainda para avançar, mas esta mobilização tem despertado toda a cadeia do setor”, ressalta o presidente da Câmara da Indústria da Construção da Fiemg, Teodomiro Diniz Camargos.
 
Softwares para gestão inteligente – diversas soluções  que permitem controlar processos, aumentar a produtividade e garantir qualidade na governança dos projetos de engenharia e arquitetura serão demonstradas na Construir Minas. O objetivo destas inovações é simplificar o dia a dia dos profissionais, eliminando desperdícios e aumentando a produtividade nas lojas e canteiros de obras.
O Alterdata BION, por exemplo, é um sistema para smartphone e tablet criado pela Alterdata, que permite que o usuário tome decisões mesmo estando longe do escritório ou do canteiro de obra. Entre as soluções oferecidas pela Totvs, o sistema Analytics oferece controle dos custos e acompanhamento de todas as fases da obra. A ferramenta também possibilita o acompanhamento de indicadores estratégicos em tempo real. Já a Linkcom desenvolveu o W3erp, um diário de obras em ambiente web, com a proposta de integrar processos de gestão de orçamentos, acompanhamento e execução, com apontamentos e faturamento por medição, o que reduz investimentos em implantação, treinamentos e aquisição de hardware.
A sistematização também é tendência nos pequenos varejos da construção. A Lundi Sistemas buscou inspiração num sistema simples, feito por quem entende  do ramo. Em 1988 a loja de materiais de construção Marcon criou e implementou seu próprio programa para controle de estoque, contas a receber e administração de preços. O sistema era tão eficiente, que logo gerou interesse em outros donos de lojas de materiais. Em 1998, teve início a comercialização do programa, utilizado hoje por centenas de clientes em todo o Brasil, especialmente no ramo de materiais de construção. A Marcon se transformou em uma loja-laboratório e continua a usar os programas desenvolvidos pela Lundi, contribuindo para a sua melhoria e aperfeiçoamento
 
Equipamentos cada vez mais modernos – A tecnologia nos canteiros de obras também está no maquinário e nos equipamentos, que hoje representam agilidade e assertividade para pequenas, médias e grandes empreiteiras. Amostras do que há de mais novo nesse setor estará na Construir, como as plataformas e cestas aéreas isoladas da Guilton. A empresa vai lançar, com exclusividade durante a feira, o equipamento DA324 ForSte, um modelo que atinge 24m de altura de trabalho e instalável em caminhonete, altura  que nenhum fabricante nacional alcança com essas dimensões.
Pioneira no ramo de máquinas cortadoras de piso e politrizes para preparação de superfícies, a Husqvarna destaca entre sua linha de produtos a cortadora manual específica para corte de trilhos K1260 Rail, uma das cortadoras de transporte ferroviário mais poderosas do mercado, com características únicas, como o sistema Active Air Filtration™, que proporciona até um ano de operação sem a troca de filtro, bem como um sistema de amortecimento de vibração altamente eficiente.
Tecnologia também no nome da linha de equipamentos para construção de portos e projetos especializados de engenharia da Thyssenkrup, a Bautechnik. Destaque para o sistema ABI MOBILRAM, máquinas inovadoras usadas para o escoamento de valas sem agressões ao meio ambiente. Em seu estande na Construir 2014, farão demonstrações em vídeo, como a cavação por vibração, que não causa incômodo aos vizinhos da obra e que, ainda, reduz custos e tempo no cronograma da obra. Outro destaque da apresentação na feira será o sistema de escoramento de valas utilizado para construção de edifícios.
 
Robô que executa trabalhos domésticos – E, quem diria que a ideia futurística da utilização de robôs para o desempenho de atividades domésticas tão cedo se tornaria realidade? Uma das grandes sensações do Minascon/Construir Minas deste ano será o lançamento da Ecovacs, o Winbot, o único robô limpa-vidros do mundo, que limpa qualquer tipo de superfície em vidro com total eficiência, rapidez e segurança. Além disso, o Winbot calcula automaticamente a área onde é colocado e não se desprende do vidro enquanto executa a tarefa, silenciosamente. Além do Winbot, a Ecovacs vai apresentar outros dois robôs de alta tecnologia de uso doméstico.
 
Praticidade dispensa acabamento – Empresa que também promete muitas novidades e demonstrações durante a Construir é a Vedacit, líder na fabricação de produtos de alta tecnologia para a construção. Na ocasião, a empresa lança as Fitas Multiuso Autoadesivas em cores, as Mantas Asfálticas em diferentes espessuras, que dispensam acabamento, e a argamassa polimérica de base acrílica impermeável e de forte aderência, que pode ser aplicada sobre diversos tipos de superfícies.
 
Drenagem inteligente – Empresa especializada em soluções de alta performance técnica-econômica e sustentável para drenagens em trincheiras, cortinas de concreto, muros de contenção, rebaixamento de lençol freático e jardinagem, a Maccaferri vai demonstrar a eficiência do MacDrain, um geocomposto para drenagem, leve e flexível, cujo núcleo é constituído por uma geomanta tridimensional,  fabricada a partir de filamentos de polipropileno ou poliamida (nylon), tendo índice de vazios em torno de 95%. MacDrain garante o melhor desempenho em qualquer sistema de drenagem nas mais diversas condições de aplicação. Além desse e de outros produtos, a Maccaferri lança o Macsleeve – Camisa drenante, que será apresentado, com exclusividade, durante a Construir Minas 2014.
 
Sistemas que reduzem impacto de rejeitos no meio ambiente – A preocupação com o meio ambiente está promovendo uma verdadeira revolução tecnológica nas empresas fabricantes de materiais para construção. A maior parte dos produtos vem sendo fabricados de acordo com normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As caixas separadoras e fossas sépticas são elementos econômicos e ecologicamente corretos para o tratamento de esgotos sanitários e rejeitos domésticos e industriais. Os produtos fabricados pela Lage & Filhos, como a E.T.E Biológica, por exemplo, atendem na totalidade aos parâmetros de tratamento exigidos pelas legislações Municipais, Estaduais e Federais, bem como rigorosamente as Normas NBR 7229/93 (Projeto, construção e operação de tanques sépticos) e NBR 13969/97 (Tanques sépticos – unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação) da ABNT.
 
Ganho de até cinco vezes na produtividade – Pensando em otimização e ganhos de produtividade, a Lafarge – presente no Brasil há mais de 50 anos – apresenta a Argamassa Agilia auto compactante, um produto que traz agilidade e durabilidade na aplicação, reduzindo o tempo e custos, já que utiliza a tecnologia de projeção por bomba. A aderência do material na superfície é contínua, o que impede que se criem vazios decorrentes do lançamento manual. O produto pode ser usado como solução final de piso ou servir como contrapiso plano para fácil assentamento de cerâmica, pedras, carpetes ou pisos de madeira. Pode ser usada também em ambientes secos ou molhados. Tem alta resistência e superfície fina mais durável que os métodos tradicionais de execução de contrapiso.
 
Louças sanitárias com design exclusivo – Estreante na Construir Minas, a Santa Clara traz para o evento o lançamento exclusivo da linha de produtos Álamo de vasos sanitários com um design moderno. Os produtos desta linha terão um destaque especial, mas a empresa levará também toda linha de produtos e realizará promoções especiais para negócios realizados e concluídos durante a feira. As linhas da Santa Clara Louças Sanitárias são produzidas dentro das normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
 
Mais de 8 mil itens – O Minascon/Construir Minas tem um novo parceiro de peso para a edição deste ano: a Embrasil. Classificada como uma das maiores atacadistas do País, a empresa possui mais de 450 fornecedores em diversos segmentos. No ramo da construção, são mais 8 mil itens, entre eles automação comercial, colas, fitas, adesivos, conexões, cordas, lonas, telas, equipamentos de segurança, ferragens e complementos, material hidráulico e acabamento, tintas e material para pintura. A empresa levará para o evento aproximadamente 30 indústrias e parceiras de negócios, que representam grandes marcas do mercado, como Krona, Irwin Ferramentas, Neoplastic e Grupo Saint Gobain.
 
Tijolos sustentáveis na Casa da Cerâmica - Menos custo e prazo menor são os pilares de outra solução inovadora do setor, desta vez à base de cerâmica estrutural. Uma casa inteiramente feita de produtos de cerâmica será erguida na Construir Minas para provar que qualidade e praticidade podem sim caminhar com menor custo e menor prazo de entrega. O processo construtivo dos tijolos em cerâmica se forma no encaixe, como se fossem “Legos”. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias das Cerâmicas de Minas Gerais (Sindicer-MG), Ralph Perrupato, “dá para levantar as paredes da casa em um dia e o telhado, no outro”. A quantidade de argamassa utilizada também é reduzida, acelerando o processo de secagem. “As casas de cerâmica estrutural ainda não estão sendo comercializadas. Mas a tendência é de que custem 30%  menos”. Além disso, os produtos de cerâmica possibilitam utilizar resíduos na composição, assim como na queima.
 
MINASCON/CONSTRUIR MINAS 2014
DATA: 06 a 09 de agosto de 2014
LOCAL: Expominas - Av. Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira, Belo Horizonte / MG
HORÁRIO DA FEIRA: 13h às 22h
INFORMAÇÕES: 3263-4369 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.construirminas.com.br
www.feiraconstruir.com.br/minas
 
ETC COMUNICAÇÃO

Site Login