Decisão sobre sucessão na Diretoria Executiva do Grupo Voith

19/09/2017 - Decisão sobre sucessão na Diretoria Executiva do Grupo Voith
 
atephan_schaller.jpgO Comitê de Acionistas da Voith Management GmbH decidiu a respeito da sucessão do Dr. Hubert Lienhard, que ocupou, por um longo período, o cargo de Presidente e CEO da Diretoria Executiva. Stephan Schaller, atualmente membro do Comitê de Acionistas da Voith e chefe da divisão global de motocicletas do Grupo BMW, foi nomeado seu sucessor. Conforme planejado, Lienhard, que ocupava o cargo desde 2008, se aposentará em 2018, aos 67 anos, após o término de seu segundo mandato. A mudança na diretoria executiva acontecerá no dia 1º de abril de 2018.
 
Stephan Schaller, nascido em 1957, estudou engenharia mecânica na Universidade Técnica de Rheinisch-Westfälische (RWTH), em Aachen, na Alemanha. De 1981 a 1999, ocupou cargos executivos e de gerência no Grupo BMW. Após quatro anos, incialmente como chefe de planejamento técnico e, em seguida, na gerência técnica da divisão de refrigeração da Linde AG, Schaller tornou-se chefe de produção da divisão de veículos comerciais da Volkswagen AG, em 2004. Desde 2007, é Presidente da Diretoria Executiva de marca de veículos comerciais da Volkswagen. No ano de 2010, tornou-se Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Schott AG, antes de ser nomeado chefe da divisão global de motocicletas do Grupo BMW, em junho de 2012. Schaller é membro do Comitê de Acionistas da Voith desde 1º de outubro de 2015. Na mesma ocasião, ocorrerá a nomeação do Dr. Hubert Lienhard para o Comitê de Acionistas, com vigência a partir de 1º de abril de 2018, ocupando o cargo atual de Stephan Schaller neste comitê.
 
“Com Stephan Schaller, encontramos o sucessor ideal para o Dr. Lienhard. Ele esteve envolvido em todos os desenvolvimentos estratégicos da empresa nos últimos anos em sua atuação como membro do Comitê de Acionistas e tem grande conhecimento da Voith e de suas estruturas. Dessa forma, garantimos um alto nível de continuidade para a empresa na sucessão. Além disso, Stephan Schaller tem muitos anos de experiência internacional em vários setores e indústrias fora da Voith. Dentre outros, ocupou cargos de liderança em duas das maiores empresas automotivas do mundo. Ficamos satisfeitos por termos conseguido para a Voith a presença de um líder com tanta expressividade na indústria alemã”, afirmou o Professor Dr. Hans-Peter Keitel, Presidente do Comitê de Acionistas da Voith Management GmbH e do Conselho de Administração da Voith GmbH & Co. KGaA.
 
Keitel também manifestou grande entusiasmo por Dr. Lienhard ter concordado em contribuir com seus 17 anos de extensa experiência na Voith ao Comitê de Acionistas, e por continuar colaborando com seus conhecimentos ao futuro desenvolvimento do Grupo: “O Dr. Hubert Lienhard fez uma grande contribuição para a Voith nos últimos 17 anos, primeiramente como CEO da Voith Hydro e, desde 2008, como Presidente e CEO de todo o Grupo Voith. Liderou a empresa com sucesso em uma das fases mais desafiadoras e difíceis das últimas décadas agindo com objetividade, reforçou a rentabilidade de forma sustentável, e restaurou a capacidade estratégica do Grupo por meio de um programa de reestruturação de longo alcance. Com sua agenda digital, estabeleceu a Voith como uma peça importante na transformação digital das nossas indústrias. Por essas razões, ele já merece os agradecimentos do Comitê de Acionistas e do Conselho de Administração, bem como de todos os 19.000 colaboradores da nossa empresa por todo o mundo”, continuou o Professor Dr. Keitel.

Sobre a Voith - Há 150 anos que as tecnologias da Voith vêm inspirando clientes, parceiros de negócios e colaboradores no mundo inteiro.  Fundada em 1867, a Voith atualmente tem cerca de 19.000 colaboradores, gera 4,3 bilhões de Euros em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as maiores empresas familiares da Europa. Como líder tecnológica, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas e transporte e automotivo.
 
Legenda foto: Stephan Schaller, engenheiro mecânico, será o novo presidente e CEO da Diretoria Executiva da Voith
Stephan Schaller.jpg

Site Login