Soluções colaborativas de robôs aumentam em 85% a produtividade da indústria

30/03/2019 – Soluções colaborativas de robôs aumentam em 85% a produtividade da indústria

MiR robo

Por Omar Alejandro Aquino Bolaños, Gerente Geral para a América Latina da MiR

Março de 2019 – O uso de robôs colaborativos móveis continua sendo uma maneira relativamente nova de gerenciar tarefas internas de transporte nas empresas, e “o que posso fazer com esse robô” é uma pergunta que as pessoas costumam fazer quando decidem implementar novas tecnologias robóticas. Mas essa pergunta é rapidamente esclarecida visto que as soluções de automação robótica podem aumentar a produtividade em 85% a produtividade do segmento industrial, de acordo com a Federação Internacional de Robótica (IFR, sigla em inglês).

Sendo assim, a robótica viabiliza aumentar a produtividade dos negócios 0,35% ao ano em diferentes setores. Esse é aproximadamente o mesmo aumento atribuído ao mecanismo a vapor, considerado um exemplo clássico de uma “tecnologia de propósito geral” que tem um impacto difundido e de longa data em vários setores. Isso porque os colaboradores deixam de fazer o serviço de transportar prateleiras/contêineres e focam em atividades mais estratégicas.
Com robôs móveis colaborativos, essas tarefas são automatizadas de maneira simples, eficiente e econômica.

Os robôs móveis da Mobile Industrial Robots possuem uma interface aberta, o que significa que podem ser montados com módulos superiores personalizados, independentemente do que a aplicação de cada usuário requer. Alguns exemplos de soluções para robôs móveis são:

Unidades de prateleiras: As unidades de prateleiras são frequentemente utilizadas para transportar produtos semi acabados ou totalmente acabados entre produções, produção e armazém ou na logística de armazém. Os módulos de prateleira são frequentemente usados em instalações semi automáticas, onde um funcionário aciona o robô móvel através da interface ou, com um botão instalado, coloca todos os produtos ou mercadorias no robô e o envia para outro ponto. 
Essa unidade também pode ser usada com um módulo de prateleiras, para que o robô possa coletar e descarregá-las.

Cintos e correias transportadoras: Os robôs móveis podem ser implementados com um módulo de correia transportadora superior, para que possam locomover itens. Estes são frequentemente vistos em soluções totalmente automatizadas, onde robôs móveis movem elementos entre linhas de produção ou da linha de produção para a entrega. Robôs móveis são o link adaptativo entre correias transportadoras tradicionais e permitem que as empresas sejam mais eficientes, pois podem transportar itens com flexibilidade entre diferentes linhas de produção.

Monta cargas automatizadas: Dentro da logística, uma solução que é frequentemente usada com robôs móveis é aquela em que eles rebocam um palete ou plataformas. O robô móvel pode localizar o garfo da plataforma e transportá-lo para seu destino de forma autônoma. Assim, os funcionários só precisam carregar e descarregar o palete e economizar um tempo valioso, já que não precisam fazer o transporte por conta própria.

Braço robótico: Os robôs móveis adicionam mobilidade aos braços robóticos e são usados em produções e logística de armazém, onde o processo de coleta repetida de produtos das prateleiras do armazém e sua transferência para trás e para frente podem ser automatizados. Também é relevante para lojas de varejo onde os robôs podem retirar pedidos de diferentes locais e entregá-los em uma área de expedição. Essas são tarefas monótonas que os robôs podem executar e liberar a equipe para tarefas mais valiosas e estratégicas. Tanto os robôs móveis quanto os braços robóticos são colaborativos e podem trabalhar em conjunto com humanos sem qualquer segurança adicional.

Unidades de segurança: as unidades de segurança são usadas, principalmente, dentro dos hospitais onde transportam remédios que devem ser bloqueadas autonomamente. Os hospitais geralmente são grandes instalações e, portanto, as unidades móveis de segurança impedem que os funcionários caminhem longas distâncias com a medicação. Ao ser capaz de comunicar-se com portas e elevadores, os robôs móveis podem transportar itens por longas distâncias sem a necessidade de interferência humana. As unidades de segurança também podem ser usadas para transportar outros itens confidenciais em outros setores.

 

Sobre Mobile Industrial Robots:

A Mobile Industrial Robots (MiR) desenvolve e comercializa a linha mais avançada da indústria de robôs móveis (AMR) autônomos, colaborativos e seguros que gerenciam a logística interna de maneira rápida, fácil e econômica, liberando os funcionários para atividades de maior valor. A MiR estabeleceu rapidamente uma rede de distribuição global em mais de 40 países, com escritórios regionais em Nova York, San Diego, Cingapura, Frankfurt, Barcelona e Xangai. A empresa cresceu rapidamente desde a sua fundação em 2013, com um aumento de vendas de 500% de 2015 a 2016 e 300% de 2016 a 2017. Fundada e gerenciada por profissionais experientes da indústria robótica dinamarquesa, a MiR está sediada em Odense. Dinamarca.
Para mais informações, visite: www.mobile-industrial-robots.com

Site Login