Fujitsu PalmSecure realiza autenticação biométrica sem contato físico

Fujitsu PalmSecureFujitsu PalmSecure realiza autenticação biométrica sem contato físico e com a máxima segurança

Solução, que evita a propagação de vírus e bactérias, faz a leitura das veias da palma da mão dos usuários para garantir segurança e funcionalidade.

São Paulo, julho de 2020 - A Fujitsu, líder em fornecimento de tecnologia de autenticação biométrica, disponibiliza o PalmSecure - sistema de autenticação baseado nas veias da palma da mão desenvolvido com a tecnologia biométrica de segurança mais segura do mercado. A solução não requer contato físico, o que é indispensável neste momento de pandemia da Covid-19, e atende às necessidades de verificação de identidade tanto para a área governamental quanto para o setor privado.

Quando acionado, o PalmSecure utiliza raios infravermelhos para capturar a imagem do padrão de veias da palma da mão. A autenticação ocorre ao comparar o padrão com os dados previamente registrados no sistema. As veias de uma pessoa têm riqueza distinta de características, o que torna as possibilidades de fraude praticamente inexistentes e permite um alto nível de segurança.

Agora, mais do que nunca, é necessária uma alternativa de segurança conveniente, higiênica e, principalmente, que não exija contato físico. O reconhecimento facial, por exemplo, é uma opção que não exige toque, mas não funciona com uma máscara facial - item de uso obrigatório na maior parte do mundo atual. Outro cuidado que pode ser eliminado com o PalmSecure é a necessidade de limpar teclados digitais ou mecânicos com desinfetantes à base de álcool logo após cada uso - tal medida é imprescindível quando se utilizam os dedos para inserir códigos alfanuméricos em teclados digitais ou mecânico.

O reconhecimento das veias da palma da mão é eficiente e fornece uma maneira de reduzir o risco de transmissão viral e, ao mesmo tempo, elevar significativamente a segurança. Em um edifício equipado com o PalmSecure, os moradores e colaboradores podem evitar o toque até mesmo no elevador. Além de uma abordagem mais higiênica, a biometria das veias da palma mantém um ambiente de trabalho livre de senhas.

"Não importa o quão difícil e complexa seja sua senha, ela pode ser facilmente descoberta ou esquecida. O PalmSecure oferece uma alternativa para esse problema porque simplifica o acesso do usuário final, não exige contato - o que previne a propagação de vírus e bactérias -, e é a biometria com a menor chance de um indivíduo se passar por outro" afirma Elizabete Brandão, Gerente de Soluções em Segurança da Fujitsu Brasil.

Solução multissetorial
As oportunidades de adoção do PalmSecure abrangem uma vasta gama de mercados, como segurança, financeiro/bancário, saúde, educação e comércio. As possíveis aplicações incluem admissão física em áreas fechadas, login em desktops e servidores, acesso a terminais de venda, terminais bancários, além de outras possibilidades específicas para cada segmento.

Na área da saúde, por exemplo, o PalmSecure pode ser utilizado para a autenticação de médicos e pacientes (no caso destes, a fim de garantir a identidade no momento de usar um plano de saúde) ou para controle de acesso físico às instalações. Já para o uso financeiro, o dispositivo agiliza e torna mais segura a operação em agências bancárias e caixas eletrônicos e previne fraudes.

No comércio, o PalmSecure pode diminuir filas e burocracias, já que tem a possibilidade de ser associado ao cartão de crédito e ser usado na hora do pagamento. Para os ambientes corporativos, o dispositivo pode ser a chave de acesso a sistemas e logins e até mesmo auxiliar no controle de acesso de passageiros à área de embarques em aeroportos.

Além disso, pode ser usado em sistemas de controle de acesso em escritórios, clínicas, órgãos públicos, centros de pesquisa, universidades, condomínios residenciais e data centers, garantindo a segurança física.

Em linhas gerais, o Fujitsu PalmSecure oferece, em apenas um dispositivo: alta segurança - por não ser possível falsificar, já que a autenticação utiliza um dado interno do corpo (as veias), e é necessário que haja fluxo sanguíneo; alta precisão - pois conta com taxa de falsa aceitação abaixo de 0,00001% (o que o torna um dos sistemas mais precisos atualmente disponíveis no mercado); e alta aceitação - pela operação fácil e higiênica.
Foto: divulgação

Site Login