Marinha discute parcerias com Itaipu na área de ciência e tecnologia

itaipu_binacional.jpgMarinha discute parcerias com Itaipu na área de ciência e tecnologia
 
Contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier e comitiva conheceram o Programa Veículo Elétrico e projetos desenvolvidos no PTI. O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, conheceu nesta quarta-feira (24), em Foz do Iguaçu (PR), uma série de projetos desenvolvidos por Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

O objetivo da visita foi avaliar parcerias entre Itaipu, Fundação PTI e Marinha do Brasil na área de ciência e tecnologia, com ênfase em mobilidade elétrica e armazenamento de energia.
Ainda pela manhã, o grupo conheceu o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE) – o galpão G G5, local onde é desenvolvido o Programa Veículo Elétrico (VE).
O contra-almirante e comitiva foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e pelo chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Carlos Roberto Sucha. O diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, participou das reuniões.
Ele também foi informado sobre o andamento da parceria entre Itaipu, FPTI e Exército Brasileiro na área de armazenamento de energia. Essa mesma tecnologia poderá beneficiar instalações da Marinha.
À tarde, a comitiva participou de encontros no PTI. A comitiva conheceu os laboratórios de hidrogênio e de bateria, o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) e o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (CEAPE²).
Na terça-feira (23), Itaipu também recebeu o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), general Juarez Aparecido de Paula Cunha, e comitiva.

Crédito da foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Comunicação Itaipu Binacional

Banner
Banner
Banner

Site Login