Volvo é a primeira do mundo a testar caminhão autônomo em uma mina subterrânea

volvo_autonomo.jpgVolvo é a primeira do mundo a testar caminhão autônomo em uma mina subterrânea
 
Um Volvo FMX totalmente autônomo é o primeiro caminhão do mundo a ser testado em operações subterrâneas, na Mina de Kristineberg, no norte da Suécia. O caminhão autônomo é parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas. O modelo percorre um trajeto de sete quilômetros, alcançando uma profundidade de 1.320 metros nos estreitos túneis da mina.


“Este é o primeiro caminhão totalmente autônomo a operar em condições tão difíceis. É um verdadeiro desafio garantir que tudo opere milimetricamente certo a mais de 1.300 metros abaixo do solo,” diz Torbjörn Holmström, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Volvo.
O vídeo “O primeiro caminhão autônomo do mundo em mina subterrânea” mostra as oportunidades que se abrem com o uso dos caminhões autônomos. O vídeo foi filmado nas duras condições operacionais da Mina de Kristineberg, há 100 quilômetros de Arvidsjaur no norte da Suécia. No filme, Torbjörn Holmström mostra o quanto o caminhão é seguro. O executivo não hesita em ficar no caminho, no meio da galeria da mina, com o caminhão se aproximando. “Independentemente do tipo de veículo que desenvolvermos, a segurança sempre é nossa principal preocupação e isso também se aplica a veículos autônomos. Eu tinha certeza que o caminhão pararia, mas é claro que senti um frio na barriga até o caminhão aplicar os freios”, conta.
O caminhão totalmente autônomo que assume o papel principal no filme é um Volvo FMX. Usando vários sensores, o veículo monitora continuamente o ambiente à sua volta e evita tanto obstáculos fixos quanto em movimento. Ao mesmo tempo, um sistema de transporte a bordo coleta dados com a finalidade de otimizar e coordenar a rota e o consumo de combustível. O caminhão faz parte de um projeto de desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas, e está sendo testado em condições reais pela primeira vez.
Foto: divulgação
Grupo Volvo
Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login