ZEISS celebra 200º aniversário de seu fundador Carl Zeiss

zeiss7.jpgZEISS celebra 200º aniversário de seu fundador Carl Zeiss
 
O "Carl Zeiss Day" e a inauguração de um novo Museu Óptico em Jena, Alemanhã, estão entre as comemorações. A Carl Zeiss, empresa líder mundial de tecnologias inovadoras nas indústrias médica, óptica, de mecânica de precisão e de sistemas microscópicos de visualização eletrônica, celebra este mês o 200º aniversário de seu fundador, de mesmo nome, que nasceu em 11 de setembro de 1816.
Diversas atividades estão previstas para celebrar a data. Uma biografia do engenheiro, considerado até os dias atuais um visionário, foi publicada em maio deste ano e, desde o início do mês de setembro, uma exposição sobre sua vida e principais obras está sendo realizada na cidade de Jena, na Alemanha, onde Carl Zeiss fundou seu primeiro negócio. A mostra é uma realização da ZEISS e é considerada o ponto alto das comemorações.
A ZEISS também está patrocinando a reestruturação e reinauguração de um novo museu na cidade de Jena, destinado a receber os primeiros trabalhos de Carl Zeiss. O espaço foi idealizado e desenvolvido em conjunto com a Abbe Foundation, a Carl Zeiss Foundation, a Prefeitura da cidade de Jena, a Universidade Friedrich-Schiller e a ZEISS. O local, que já existia, está sendo completamente redesenhado e será reinaugurado com o nome de Museu Óptico Alemão. Além de colocar em exibição a história científica da óptica e seus instrumentos, o espaço ficará, agora, aberto a todos os públicos interessados.
Também como forma de celebração, a ZEISS organizou o “Carl Zeiss Day”, que aconteceu no dia 11 de setembro, e reuniu diversas atrações temáticas em toda a cidade de Jena, como visitas ao planetário de Schott Villa, à sepultura de Carl Zeiss, localizada no Cemitério Johannis, e ao campus da Universidade Friedrich-Schiller. Em 27 e 28 de outubro, ainda como parte das celebrações, a universidade receberá um simpósio público sobre Economia e Ciência, com foco em inovações e pioneirismos na área óptica.
Dr. Michael Kaschke, Presidente e CEO do Grupo ZEISS, explica que a data é muito importante para a companhia, como um todo. "Sem as realizações e o legado intelectual de seu fundador, a ZEISS com certeza não seria a grande empresa que é hoje”.
 
Biografia – Em 11 de setembro de 1816, Carl Zeiss nascia nos arreadores da cidade de Weimar, na Alemanha. Em 1834, Carl Zeiss iniciou um estágio com o Dr. Friedrich Körner, mecânico e professor na Universidade de Jena. Zeiss completou seu aprendizado em 1838 e passou sete anos como um trabalhador andarilho, com paradas nas cidades de Stuttgart, Darmstadt, Viena e Berlim.
Em 1846, abriu uma pequena oficina de mecânica de precisão e óptica em Jena, estruturando as bases da companhia que é hoje considerada uma das principais players globais dos segmentos nos quais atua. Em 1847, ele começou a produzir microscópios simples. Em 1860, Zeiss foi nomeado mecânico oficial da universidade. Em 1866, deu-se o início da sua colaboração com Ernst Abbe e os dois trabalharam juntos na produção de lentes microscópicas com bases matemáticas sólidas. O celebre professor de óptica havia encontrado um parceiro importante, com quem desenvolveu e aprimorou a construção de microscópios com base em princípios científicos, revolucionando, assim, sua manufatura.
Zeiss morreu em Jena, em 03 de dezembro de 1888. Com seus instrumentos, Carl Zeiss abriu o caminho para o progresso científico, particularmente nos campos da Biologia e Medicina.
 
Sobre a ZEISS - O Grupo Carl Zeiss AG é hoje um líder mundial de tecnologias altamente inovadoras nas indústrias médica, ótica, mecânica de precisão e sistemas microscópicos de visualização eletrônica. Há mais de 160 anos a ZEISS contribui com o progresso tecnológico mundial ao promover a criação, medição, análise e processamento de dados nas mais diferentes áreas. A companhia está presente em mais de 40 países, com cerca de 40 unidades de produção, mais de 50 centros de assistência e distribuição e quatro centros de pesquisa e desenvolvimento. A multinacional foi fundada em 1846 na cidade de Jena e, atualmente, sua sede fica em Oberkochen, na Alemanha.
 
Legenda foto: A casa, oficina e sede administrativa de Carl Zeiss, em Littergässchen, 1881
ZEISS/Divulgação
 
Máquina

Banner
Banner
Banner

Site Login