Grupo Automec diversifica negócios e investe no mercado de máquinas para construção e infraestrutura

jcb_automec.jpgGrupo Automec diversifica negócios e investe no mercado de máquinas para construção e infraestrutura
 
As tempestades políticas e econômicas não foram impeditivos para que o grupo Automec, o maior do interior de São Paulo da marca Chevrolet, apostasse no país e abrisse uma nova frente de negócios como distribuidor para todo o estado da JCB, marca inglesa e uma das maiores fabricantes globais de equipamentos para construção civil.

Ao todo, o grupo que tem faturamento anual acima de 600 milhões, investiu cerca de R$8 milhões, incluindo inicialmente uma sede em Barueri com 8 mil m² e frente para a Marginal da Rodovia Castelo Branco, sentido capital, e um pátio em Sorocaba com mais de 15 mil m², com estoque completo de peças, componentes e máquinas, treinamento de equipe técnica, oficinas móveis, 50 funcionários exclusivos, 30 carros de frota própria para atendimento e área comercial, entre outros.
Com apenas quatro meses de operação, os projetos do grupo são ambiciosos: investir em novas filiais Automec/JCB por todo estado nos próximos 5 anos. Outra prioridade é fortalecer a estrutura operacional e de pós-venda acompanhando os investimentos e as metas da fábrica da JCB no Brasil, previstos em R$70 milhões até 2018 para ampliar e fortalecer sua rede de revendedores e lançar no mínimo uma máquina nova ao ano.
“A visão é de longo prazo e está totalmente alinhada com os objetivos da JCB”, diz Rafael Peres, diretor vendas e marketing da Automec. “Estamos confiantes que o mercado de máquinas e equipamentos para construção tem muito a crescer, pois a infraestrutura do país é urgente e não pode mais andar à deriva. Nós já trabalhamos há algum tempo com máquinas agrícolas e hoje estamos colocando toda a experiência, aprendizado e diferenciais na nova parceria, com uma marca forte como a JCB. Podemos dizer que, apesar do momento que vive o Brasil, nós estamos bastante confiantes e cada vez mais empenhados em fortalecer os relacionamentos e o prestígio da marca, por meio de respostas rápidas ao mercado e aos clientes. ”.
Para o presidente da JCB no Brasil, José Luís Gonçalves, a sinergia entre fábrica e revenda foram determinantes para a escolha da Automec para atender ao mercado paulista.  “Foi um projeto discutido por meses, praticamente todo o ano de 2015. Mas estamos entusiasmados. A Automec é totalmente capitalizada e encontrou na JCB a possibilidade de diversificar seus negócios. Tem uma história de sucesso com a Chevrolet e está entre os 10 maiores atacadistas de peças da marca no país, com uma atuação reconhecida e premiada. Além disso, as muitas afinidades empresariais foram preponderantes, como gestão familiar profissionalizada, a proximidade entre a fábrica e a sede da Automec em Sorocaba e, principalmente, o fato de ambas as empresas continuarem confiando e investindo no país e superando os desafios do mercado”, salienta Gonçalves.
E desafios não faltam, nem para a fábrica, nem para o seu representante. De acordo a JCB, em 2014, com o pais já enfrentando dificuldades, o mercado de máquinas era de 24 mil unidades comercializadas por ano. Já em 2015, o número caiu para 13 mil e em 2016 a previsão é de apenas 8 mil máquinas vendidas no mercado como um todo.
“Se considerarmos que apenas o estado de São Paulo tem um potencial de vendas que pode chegar a 60 mil máquinas de construção por ano, temos uma ideia de quanto o mercado pode e precisa crescer. Em nosso país, ainda hoje, 56% das casas não têm rede de esgoto e 24% não têm água tratada. Isso se observarmos apenas um dos segmentos que compõem a infraestrutura brasileira”, diz o presidente José Luís Gonçalves.
 
Lançamento
Ao apresentar o grupo Automec para o mercado de linha amarela, a JCB lançou também a retroescavadeira JCB 3CX, consagrada no mercado mundial. A máquina traz o reconhecido powertrain (motor, transmissão e eixos) originais JCB, que garantem durabilidade e confiabilidade nas operações, uma vez que foram desenvolvidos especificamente para esse tipo de operação.
O projeto contou com a participação das áreas de engenharia de quatro continentes da empresa e compõe a já consagrada linha de retroescavadeiras da JCB, a mais vendida no mundo.
Para o presidente da JCB no Brasil, a parceria com a Automec como novo distribuidor e a apresentação da JCB 3CX fazem parte da estratégia da empresa e representam o marco inicial de uma série de lançamentos que serão realizados junto à rede de distribuidores da marca no país.
 
Sobre a JCB - Líder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e Loadall, a JCB é a terceira maior fabricante global de equipamentos para construção civil.  Empresa de origem britânica com mais de 70 anos de atuação, dos quais há 15 no País, possui 23 fábricas em quatro continentes que produzem mais de 300 modelos de máquinas diferentes. A fábrica no Brasil fica no município de Sorocaba (SP), a qual atende a toda a América Latina, e onde são produzidas retroescavadeiras modelos 3CX e 4CX, escavadeira hidráulica de esteira JS 200LC, Loadall 540-170 e 535-125, rolo compactador VM115 e pás carregadeiras 422ZX e 426ZX.
 
legenda foto: Presidente da JCB no Brasil, José Luís Gonçalves, e Rafael Peres, diretor vendas e marketing da Automec
 
Foto: divulgação
Timepress Comunicação e Conteúdo

Banner
Banner
Banner

Site Login