Duratex reduz descarte de resíduos por meio de compostagem em suas fábricas

san_duratex.jpgDuratex reduz descarte de resíduos por meio de compostagem em suas fábricas
 
Processo transforma lodo e cinzas em matéria-prima para produção de fertilizante orgânico. Com o objetivo de reduzir a destinação de resíduos gerados em suas unidades para aterros, a Duratex investiu em um processo de compostagem.

O sistema desenvolvido pela companhia permite que todo o lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluente (ETE) e as cinzas resultantes do processo de queima de biomassa para geração de energia térmica sejam transformados em matéria-prima para produzir fertilizante orgânico, que será utilizado posteriormente nas florestas da empresa.
 
Somente em 2016, a Duratex evitou que 22 mil toneladas de resíduos fossem enviadas a aterros. No mesmo ano, os resíduos gerados na unidade de Agudos (SP) foram transformados em 11 mil toneladas de composto orgânico fertilizante. Buscando a padronização de melhores práticas este projeto está em fase de implantação na Unidade de Uberaba (MG).
 
“Atualmente, 79,5% dos resíduos gerados na Unidade de Negócios Madeira da Duratex são reciclados, reutilizados ou reaproveitados. O uso de tecnologias, como a compostagem, são diferenciais que a companhia utiliza para contribuir com a preservação do meio ambiente e também para a perenidade de seus negócios”, diz Cosimo Giovanni Rettl, Coordenador de Sustentabilidade da Duratex.
 
O último levantamento realizado e divulgado no Relatório Anual da Duratex mostra que o total de resíduos destinados em 2016 foi 28,5% menor do que em 2015.
 
Sobre a Duratex - A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.
Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia, a Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.
Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2016/2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.
 
Foto: divulgação
PLANIN – Assessoria de Imprensa da Duratex

Banner
Banner
Banner

Site Login