Os desafios do trabalho em altura serão analisados no Sobratema Workshop 2013

trabalho em altura.jpgOs desafios do trabalho em altura serão analisados no Sobratema Workshop 2013
 
Setor vem em franca expansão no País, com maior oferta de equipamentos e normas regulamentadoras para segurança do operador. No dia 3 de abril, será realizado o Sobratema Workshop 2013, cujo tema central é “Movimentação Vertical e Trabalhos em Altura”. O objetivo do evento é debater informações técnicas relativas ao assunto, incluindo aspectos de segurança, legislação, seleção e aplicação dos equipamentos que são utilizados nesse tipo de operação.

 

De acordo com Paulo Oscar de Auler Neto, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, promotora do Workshop, o uso de equipamentos para a movimentação vertical e trabalhos em altura dos profissionais vem crescendo no Brasil, sendo uma ótima oportunidade para discutir as normas técnicas vigentes e melhores práticas para sua utilização. “É imprescindível conhecer os equipamentos mais adequados para sua aplicação a fim de garantir a segurança do trabalhador e, também, elevar a produtividade da operação”, explica.
Um exemplo, nesse sentido, são as plataformas aéreas – tesoura, telescópica e articulada –, que há cerca de 10 anos, não eram muito utilizadas no Brasil e, atualmente, são um dos segmentos mais dinâmicos no setor de equipamentos de construção no país. Segundo dados do Estudo de Mercado da Sobratema, no ano passado, foram comercializadas 5.460 plataformas aéreas, o que significa um aumento de 30% em relação a 2011, quando foram vendidas 4.200 unidades. As plataformas aéreas, inclusive, serão tema de um dos painéis do Sobratema Workshop, a ser ministrado por Raphael Cardoso, Diretor da Terex no segmento de Plataformas aéreas e Telehandlers para a América Latina.
Ainda na área de equipamentos, outro tema que será abordado no evento é a seleção e aplicação de elevadores de cremalheira, andaimes e plataformas de trabalho. “O conhecimento técnico de um equipamento auxilia em diversos pontos de uma operação e podem auxiliar no aumento da produtividade, em obter maior controle, regular o desperdício e, principalmente, garantir a segurança e minimizar os riscos ao profissional”, finaliza Auler Neto. A palestra desse assunto será ministrada por Caio Melo, diretor técnico da Montarte.
 
Regulamentação e segurança
As questões relacionadas à segurança são tema prioritário para quem trabalha em altura. Por isso, desde setembro do ano passado, está em vigor a Norma Regulamentadora NR-35, que detalha os procedimentos para esse tipo de operação. Ela estabelece requisitos mínimos de segurança, assim como a adoção de medidas técnicas para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências de quedas. O objetivo, com isso, é propiciar maior segurança aos funcionários que trabalham em locais elevados.
Além da NR-35, o Sobratema Workshop também tratará das futuras alterações em termos de regulamentação a serem aplicadas nas atividades em altura. A apresentação será feita por Antonio Pereira, auditor fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de SP. Já Antonio Barbosa, Gerente Nacional da IPAF- International Powered Access Federation (Federação Internacional de Plataformas Aéreas) palestrará sobre segurança na operação, riscos envolvidos, treinamento e certificação dos usuários.
 
Lançamento
Durante o evento, acontecerá ainda o lançamento do livro “Conversando com a Máquina”, escrito pelo engenheiro mecânico Silvimar Fernandes Reis, vice-presidente da Sobratema e diretor da Galvão Engenharia, e editado pela área de Editoração de Livros da Sobratema, que comercializa livros técnicos direcionados a temas relacionados à construção e mineração.
 www.sobratema.org.br 

Mecânica de Comunicação Ltda.

Banner
Banner
Banner

Site Login