Sabesp ganha prêmio nacional de TI com sistema inteligente desenvolvido com tecnologia Siemens

siemens_saneamento.jpgSabesp ganha prêmio nacional de TI com sistema inteligente desenvolvido com tecnologia Siemens
 
Um sistema inteligente desenvolvido pela Sabesp para atender as necessidades de água tratada de 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo foi o grande vencedor do “Prêmio TI e Governo 2012”, entregue em São Paulo.

Considerado um dos mais avançados sistemas para gestão de recursos hídricos em áreas urbanas, o projeto “Atualização do Novo SCOA (Sistema de Controle Operacional de Abastecimento)” contou com tecnologia Siemens e foi ganhador na categoria “e-Administração”.
O projeto foi realizado entre setembro de 2010 a abril de 2012 e nasceu da necessidade da Sabesp em garantir segurança, qualidade e eficiência no fornecimento de água tratada para toda região metropolitana de São Paulo.
A iniciativa envolveu a atualização do sistema de software para supervisão e controle remoto da Adução (SCOA) e teria de ser realizada sem interrupção no abastecimento de água. O projeto foi realizado sem interrupções no sistema e gerou diversos benefícios, como resultando na redução nas contas de energia elétrica; gerenciamento de pontos críticos de pressão e garantia da agilidade na comunicação à população, em casos de desabastecimento.
“A TI é hoje a espinha dorsal da automação. E em função da grande complexidade da região metropolitana de São Paulo, a automação é a chave para um processo eficiente. Por isso, a conquista do prêmio pela Sabesp é um reconhecimento aos sistemas da Siemens, responsáveis pela tomada de decisões realizada pelos sistemas inteligentes de monitoramento, controle e gestão de água”, afirma Davi Bisinotto Gomes, Gerente de Vendas de Centros de Supervisão e Controle do setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens no Brasil.
Promovido anualmente e já em sua oitava edição, o evento é organizado pelo Anuário TI & Governo e tem como objetivo construir um cenário da Tecnologia e Informação (TI) do setor público brasileiro nos três níveis governamentais (municipal, estadual e federal), dos poderes Judiciário e Legislativo, autarquias e empresas públicas, divulgando as melhores iniciativas do governo no Brasil.
 
Parceria Siemens e Sabesp
Parceira da Sabesp desde 2007 para atualização da automatização de seu Sistema de Supervisão e Controle do Abastecimento de Água, a Siemens concluiu em 2012 o projeto Novo SCOA. Com o sistema a Sabesp pode gerenciar em suas centrais a adução da água tratada desde as unidades produtoras até os reservatórios dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), supervisionando e controlando todo o abastecimento por meio de um Centro de Controle Operacional (CCO), que se comunica com as Unidades Remotas instalados em reservatórios e elevatórias.
O sistema envolve um conjunto de ferramentas que vão além de funções de supervisão e controle. Com o Novo SCOA, a Sabesp ganhou flexibilidade para ajustar seus planos diários de funcionamento de acordo com a demanda, além de garantir mais qualidade e se resguardar dos riscos de desabastecimento. Nesse sentido, é possível gerenciar o abastecimento de acordo com a demanda de consumo da água, permitindo maior ou menor escoamento, independente, inclusive, dos obstáculos geográficos que o relevo do estado impõe ao abastecimento.
Dentro do portfólio da Siemens para a supervisão e controle do fornecimento de água tratada estão os aplicativos inteligentes, ou smart water, destinados à distribuição de água que permitem, por exemplo, o controle automático dos níveis dos reservatórios, além do controle de vazão para equilíbrio e proteção do sistema contra possíveis faltas de água para a distribuição. Os aplicativos inteligentes propiciam ainda a visualização de toda a rede de distribuição da Sabesp em displays gráficos de alta qualidade, bem como o envio de comandos de controle remotos, sem que haja a necessidade de deslocamento da equipe de operação.

 

Sobre o Grupo Siemens no Brasil
A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.120 colaboradores, 13 fábricas e 6 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.  

Foto: Divulgação Siemens
CDI Public Relations

Banner
Banner
Banner

Site Login