Triunfo inicia geração de energia na UHE Garibaldi

usina_garibaldi.jpgTriunfo inicia geração de energia na UHE Garibaldi

Acionamento das turbinas, com capacidade de geração de 192 MW, ocorre com mais de um ano de antecedência em relação ao cronograma estipulado pela ANEEL. A empresa celebra o acionamento da primeira de três turbinas e o início da geração de energia na Usina Hidrelétrica (UHE) Garibaldi.

O empreendimento, localizado entre os municípios de Abdon Batista e Cerro Negro, Santa Catarina, contou com investimentos de R$ 1 bilhão. A nova usina terá capacidade para gerar 191,9 MW de energia - suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes, como Joinville (SC).
Durante a implantação da UHE Garibaldi, que teve início em 2011, mais de 4 mil profissionais trabalharam na construção e conclusão do projeto. Segundo cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a data prevista para o início da geração era janeiro de 2015, mas foi antecipado em mais de um ano pela Triunfo.
“Em um momento em que o setor elétrico vive um cenário desafiador, temos a satisfação de entregar a UHE Garibaldi antes do prazo previsto, colaborando para a ampliação da oferta de energia hidrelétrica”, afirma Carlo Bottarelli, diretor-presidente da Triunfo Participações e Investimentos.
“O empreendimento terá 83,1 MWm de energia assegurada, o que corresponde a 728 GWh/ano, e foi implantado com os mais altos padrões de tecnologia e qualidade”, destaca Carlos Henrique Scalco, presidente da Triunfo Rio Canoas.
A UHE Garibaldi foi concedida à Triunfo em 2010, quando a companhia venceu o leilão A-5 da ANEEL. A companhia tem direito à exploração energética pelo prazo de 35 anos. Do total de energia assegurada, 70% já foi vendido por todo o prazo de operação em contrato ajustado anualmente pelo IPCA, atualmente em cerca de R$ 128,97 MW/h.
Para a formação e enchimento do reservatório, a Triunfo Rio Canoas adquiriu e registrou 549 propriedades que estavam localizadas próximas à usina. Os moradores foram indenizados e 221 famílias - que antes eram arrendatárias – se tornaram proprietárias de lotes com no mínimo 8,75 hectares, contemplados com residência e galpão – ambos com infraestrutura completa de abastecimento de água e energia. Com o intuito de preservar a fauna local, foram criados 24 programas ambientais durante o período de instalação da hidrelétrica.
 
Sobre a Triunfo - A Triunfo Participações e Investimentos S.A. (TPIS3) é uma das principais empresas brasileiras do setor de infraestrutura com forte atuação nos segmentos de concessões rodoviárias, administração portuária e aeroportuária, cabotagem e geração de energia. De capital aberto, está listada no Novo Mercado, nível mais alto de Governança Corporativa da BM&FBovespa.
A companhia administra 642 quilômetros de rodovias no Sul e no Sudeste do Brasil, por meio das concessionárias Concepa, Concer e Econorte. Possui participação de 50% na Portonave, que opera o Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina; e de 69,6% na empresa de navegação e logística Maestra.
A empresa controla também a Rio Verde Energia, concessionária da UHE Salto, em Goiás, e a Rio Canoas Energia, concessionária da UHE Garibaldi – em fase final de construção no Estado de Santa Catarina, entre as cidades de Abdon Batista e Cerro Negro. Além disso, detém 23% da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos. www.triunfo.com
 
Foto: Divulgação
Máquina Finance PR

 

Banner
Banner
Banner

Site Login