Estação Jardim Oceânico, na Barra, está 100% escavada

29/09/2014 - Estação Jardim Oceânico, na Barra, está 100% escavada
 
Das seis estações da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca - Ipanema) no Rio de Janeiro, esta é a terceira a finalizar este tipo de serviço
 
Na futura Estação Jardim Oceânico, os colaboradores da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) concluíram as escavações no corpo da estação e já constroem plataformas de passageiros e salas técnicas, próximo ao “mergulho”, trecho inclinado que se ligará à ponte estaiada, por onde os trens vão chegar e deixar a estação, a partir do primeiro semestre de 2016. Das seis estações da Linha 4, um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, esta é a terceira a finalizar este tipo de service: as estações São Conrado e Nossa Senhora da Paz também estão completamente escavadas.
Na Barra da Tijuca, ainda há atividades de armação e concretagem da laje de fundo e a construção do rabicho de 350 metros, o que vai permitir futura expansão da linha em direção ao Recreio.
A Estação Jardim Oceânico terá três acessos na Avenida Armando Lombardi e dois já estão interligados à estação. O acesso Lagoa, na pista sentido Recreio, fica entre a Unimed e a antiga Drogasmil. Já o acesso Mar, no sentido Zona Sul, está próximo à esquina da Rua Fernando de Matos. O terceiro será na área de conexão da Estação Jardim Oceânico com a TransOeste, para receber os passageiros do sistema BRT.
Para construir a Estação Jardim Oceânico, às margens da Lagoa da Tijuca, foi necessário rebaixar o lençol freático, que fica a apenas dois metros de profundidade naquela região. Por isso, aproximadamente 400 bombas hidráulicas funcionam dia e noite, permitindo o trabalho no canteiro. Para garantir a impermeabilização da estação e dos acessos de passageiros, toda a estrutura de concreto foi revestida por uma manta especial, técnica moderna e segura que também foi usada nas fundações do Ground Zero, edifício construído no local do World Trade Center, em Nova York. Esse material é internacionalmente reconhecido pela sua durabilidade e resistência à umidade e aos altos níveis de salinidade. Depois que a obra terminar, os equipamentos serão desligados e o lençol freático subirá normalmente sem impactar a estação.
A partir do primeiro semestre de 2016, o tempo de viagem entre a Barra da Tijuca e Ipanema será de 13 minutos. Para Botafogo, o passageiro levará 23 minutos e, até o Centro serão 34 minutos. A viagem até a Estação Uruguai será de 50 minutos. Aqueles passageiros que vieram da Pavuna para a Barra vão levar 1h20, com transbordo na Estação General Osório. Hoje, este trajeto com metrô e integração fica em 2h20.
 
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca - Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra, por exemplo, pagando apenas uma tarifa.
 
Assessoria de Imprensa da Linha 4 do Metrô

Banner
Banner
Banner

Site Login