Concurso de Arquitetura para prédio anexo do BNDES define anteprojeto vencedor

30/09/2014 - Concurso de Arquitetura para prédio anexo do BNDES define anteprojeto vencedor
 
Projeto do carioca Daniel Gusmão foi selecionado entre cinco propostas finalistas
 
Sete meses depois da abertura das inscrições, chega ao fim o Concurso Público de Arquitetura para o anexo  do edifício do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro. Escolhido dentre as cinco propostas finalistas, o anteprojeto apresentado pelo carioca Daniel Gusmão vai receber um prêmio bruto de R$ 1,2 milhão.
Das 62 propostas habilitadas de estudos preliminares, recebidas de todas as regiões do Brasil durante a fase de inscrições, cinco foram classificadas para a etapa de Anteprojetos: duas de São Paulo (equipes capitaneadas por Henrique Te Winkel e Mario Biselli), Rio de Janeiro (Daniel Gusmão), Santa Catarina (equipe liderada por André Michels) e Distrito Federal (equipe liderada por Mônica Schramm).
Os anteprojetos foram apresentados em sessão pública na última quarta-feira, 24, no auditório do Centro de Estudos do Banco, no Rio de Janeiro. O resultado foi publicado nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial da União.
 
Vantagens – O prédio anexo, a ser construído na Avenida República do Paraguai, permitirá ao BNDES desocupar espaços alugados no Centro do Rio e reagrupar todos os empregados em um só conjunto de edifícios, gerando economia para a instituição. Ao mesmo tempo, o novo espaço contribuirá para a revitalização do seu entorno.
A obra estará em conformidade com a legislação e as normas técnicas em vigor, garantindo a sustentabilidade ambiental, integração ao entorno e preservação do patrimônio histórico. O novo prédio respeitará o gabarito de 42 metros acima do nível do mar, de modo a não ultrapassar a cimeira da Igreja de São Francisco da Penitência, no Morro de Santo Antônio.
O projeto contemplará a abertura do Caminho de São Francisco, ligando a Avenida Paraguai ao conjunto arquitetônico do Convento de Santo Antônio. Para a comunidade, outro ganho será a melhoria do acesso público à biblioteca do Banco.

Banner
Banner
Banner

Site Login