Empresas valorizam 'engenheiros' com foco em inovação e produtividade

17/11/2014 - Empresas valorizam 'engenheiros' com foco em inovação e produtividade
 
Guia salarial da Robert Half aponta maior importância das habilidades comportamentais desses profissionais
 
O investimento das empresas em inovação e produtividade vem causando impacto sobre a demanda por profissionais de engenharia. Áreas de pesquisa e desenvolvimento, compras e vendas, planejamento e melhoria contínua estão aquecidas, com destaque para indústrias como serviços, bens de consumo e de capital, varejo, telecom, energia e agronegócio.
Para preencher as vagas disponíveis nas companhias, o desafio dos recrutadores tem sido encontrar engenheiros que, além de possuírem capacidade técnica, sejam consultivos e integrados ao negócio. “As empresas valorizam cada vez mais habilidades como comunicação, visão estratégica, negociação e relacionamento interpessoal, além de capacidade de delegar e liderar equipes”, explica Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half.
A importância da estabilidade profissional comprovada no currículo é outro ponto destacado pelo estudo, especialmente no que diz respeito a jovens engenheiros. “Profissionais que buscam oportunidades sem demonstrar resultados consistentes na atual empresa tendem a ser vistos como pouco comprometidos pelos empregadores”, ressalta Isis.
Outros itens observados com atenção pelos recrutadores são a fluência no inglês e certificações na área, como PMI, metodologia, FEL, seis sigma, manufatura enxuta, segurança do trabalho e AIPCS. As maiores demandas são para os cargos de diretor de operações, gerente de projetos/PMO, engenheiro de aplicações/vendas, engenheiro de QSMS, engenheiro de energias renováveis, compras e logística.
A maior valorização salarial ocorreu para o cargo de gerente de melhoria contínua, com previsão de incremento salarial de 11,5%, em 2015, e variação entre R$ 12 mil e R$ 26 mil, nas empresas de grande porte.
 
Sobre a Robert Half - A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera oito divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas. A Robert Half tem 345 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania.

Perspectiva Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login