Novos gates automatizados e uso de WhatsApp por motoristas facilitam acesso de caminhões ao Tecon Santos

12/12/2014 - Novos gates automatizados e uso de WhatsApp por motoristas facilitam acesso de caminhões ao Tecon Santos
 
Novidades de alta tecnologia proporcionam mais eficiência nas demandas de clientes. Com um smartphone em mãos, motorista pode acessar o terminal mesmo sem o agendamento impresso
 
A Santos Brasil, companhia referência em soluções logísticas completas, do porto à porta, implantou um novo sistema de automatização em seus 10 gates operacionais, porta de entrada do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul. Este é mais um importante projeto da empresa para aumentar a eficiência logística de suas operações, utilizando alta tecnologia para facilitar a circulação de aproximadamente 2.000 caminhões por dia que acessam o local. Os novos gates automatizados já estão em pleno funcionamento e proporcionam mais agilidade e segurança nas demandas de clientes e menor impacto no trânsito interno e externo.
A partir de agora, o processo de entrada no Tecon Santos é ainda mais rápido: cancelas são liberadas automaticamente quando os caminhões passam pelos gates operacionais. Isso é possível devido à implantação de câmeras que reconhecem a placa do veículo em poucos segundos. Caso a identificação não ocorra automaticamente, devido a circunstâncias comuns na rotina de utilitários, como lama ou areia sob a placa, o motorista poderá acessar o terminal por meio de um QR Code.
Como apenas veículos agendados entram no Tecon Santos, este código será enviado previamente à transportadora, logo após o devido agendamento do caminhão pelo site da Santos Brasil, e poderá ser repassado ao condutor do veículo em formato impresso.  Ou, de maneira ainda mais eficiente e segura, via WhatsApp. Basta que o motorista tenha um smartphone com o aplicativo instalado e o número telefônico cadastrado pelo terminal.
Com o QR Code em mãos, em papel ou no dispositivo, o motorista o posiciona sob um leitor digital disponível em um novo totem automatizado e instalado em cada gate. Em seguida, o equipamento imprime um ticket que indica a posição do terminal onde a carga deverá ser carregada ou descarregada. O procedimento não exige desembarque do veículo.
Segundo o diretor de Tecnologia da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini Filho, o sistema foi desenvolvido integralmente pela própria companhia, sem a contratação de consultorias especializadas em TI. "É um projeto de alta tecnologia e bem sucedido devido à sinergia entre áreas estratégicas da empresa, como Comercial, Planejamento, Operações e TI. Com foco em resultados, a implantação dos gates automatizados proporciona um atendimento ao motorista, que traz um contêiner ao Tecon Santos, em tempo  aproximadamente 81% menor." O período médio para veículos nessas condições acessarem o terminal reduziu de 5,16 minutos para 1 minuto. Já caminhões sem carga são atendidos em tempo 72% menor na comparação com o modelo utilizado anteriormente. A redução no tempo médio, nesse caso, foi de 1,45 minutos para 30 segundos.
Nos últimos 16 anos, a Santos Brasil investiu R$ 2 bilhões em tecnologia, novos equipamentos e recursos humanos no Tecon Santos. "Buscamos as melhores práticas do mercado para elevar a companhia a um novo patamar de eficiência. A automatização dos gates fortalece o posicionamento da Santos Brasil como companhia à frente do setor e prestadora de serviços que oferece ao cliente soluções logísticas completas, com expertise e performance", afirma o diretor de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas.
A Santos Brasil ainda elaborou um manual de instruções com o passo a passo necessário para o motorista adaptar-se rapidamente ao novo sistema. Além disso, funcionários da empresa atuam agora em uma unidade de relacionamento com o motorista. "Garantimos total apoio aos motoristas neste processo de transformação de cultura com foco no aumento de produtividade, ou seja, execução das operações em tempo menor", reforça Molitzas.
Vale ressaltar que os demais procedimentos de acesso ao terminal permanecem inalterados: vistoria do contêiner, identificação biométrica e checagem de documentação da carga, seguindo o modelo ATM. "Além disso, todas as empresas de transporte rodoviário cadastradas em nosso sistema estão devidamente informadas sobre a nova tecnologia e o manual também está disponível em nosso site", finaliza Molitzas.
 
Sobre a Santos Brasil - A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Referência na operação de contêineres no Brasil, a empresa foi criada há 16 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.
A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal de 109 MPH (movimentos por hora). Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) - e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.
Listada no nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.
 
Tree Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login