Lwarcel amplia oferta de energia elétrica no mercado livre

07/01/2014 - Lwarcel amplia oferta de energia elétrica no mercado livre
 
Empresa produz energia verde a partir de biomassa para atender demandas das unidades de negócio do Grupo Lwart e exporta o excedente para o mercado
 
A Lwarcel Celulose, empresa do Grupo Lwart instalada em Lençóis Paulista (SP), anuncia a venda do excedente de energia elétrica. A companhia comercializou mais de 40.000 MWh no último semestre, um total suficiente para abastecer cerca de 260.000 residências por um mês.
Outubro foi o mês em que a Lwarcel registrou seu recorde de venda de energia, comercializando  8169MWh o suficiente para abastecer uma cidade de 170.000 mil habitantes durante um mês. “Este aumento significativo na nossa capacidade de exportação ocorreu devido as ações de conscientização e utilização racional de energia, investimento em manutenção e melhorias de equipamentos e ações de eficiência energética como a criação de uma Comissão Interna de Conservação de Energia”, explica Luis Künzel, diretor geral da Lwarcel Celulose.
Diante do atual cenário de volume de chuva abaixo da média para abastecer os reservatórios de hidrelétricas e da grande demanda de consumo de energia elétrica em todo país, as indústrias que possuem termoelétricas, como as do setor de celulose, estão contribuindo para abastecer a matriz energética.
Desde 2009, a Lwarcel possui uma central termoelétrica, composta por uma caldeira de leito fluidizado e um turbogerador de extração e condensação, com capacidade de geração de 17MW. Também faz parte do sistema de geração de vapor e energia elétrica uma caldeira de recuperação química e um turbogerador de contrapressão, que juntos ultrapassam os 30MW de potência instalada. Esse montante, além de garantir a autossuficiência da Lwarcel, também atende a demanda da planta da Lwart Lubrificantes, outra empresa do Grupo, e o excedente é colocado no mercado.
A termoelétrica utiliza como seu principal combustível a biomassa de eucalipto, resíduos florestais (galhos e madeiras) e de serrarias. Segundo Cesar Anfe, gerente de Recuperação e Utilidades da Lwarcel, além de autossuficiência energética, a termoelétrica torna a empresa mais competitiva no mercado por meio da otimização de processos e recursos e também permite autonomia em uma eventual escassez de eletricidade.
O diferencial da energia elétrica gerada com a biomassa é o balanço positivo originado a partir do sequestro de carbono, uma vez que sequestra mais CO2 durante a formação da floresta do que emite no processo de queima na caldeira. Dessa forma, a contribuição para a matriz energética brasileira é sustentável e totalmente renovável.
 
Lwarcel Celulose
Fundada em 1986 e com atuação marcada pelo crescimento sustentável, a Lwarcel Celulose produz anualmente 250 mil toneladas de celulose de eucalipto e abastece o mercado de papéis para imprimir, escrever, embalagens, papéis especiais e sanitários no Brasil e no exterior.
Toda a madeira consumida pela Lwarcel é proveniente de florestas plantadas de eucalipto, que contam com investimentos contínuos e técnicas modernas do plantio à colheita. As florestas plantadas da Lwarcel possuem o sistema de manejo certificado pelo Forest Stewardship Council® - FSC® e são conduzidas visando preservar a biodiversidade e os recursos naturais.
O crescimento da Lwarcel está baseado em atitudes e princípios de gestão com foco no desenvolvimento sustentável. A empresa é referência em qualidade - ISO 9001, desempenho ambiental - ISO 14001 e eficiência energética, sendo autossuficiente em energia elétrica a partir de combustíveis renováveis que geram energia e vapor para a Lwart Lubrificantes e outra empresa da cidade.
Para saber mais sobre o compromisso da Lwarcel Celulose com a Sustentabilidade, acesse www.lwarcel.com.br
 
ADS Assessoria de Comunicações

Banner
Banner
Banner

Site Login