População atende pedido e adesão à economia de água aumenta no primeiro mês de efetivação das novas faixas de bônus

13/01/2015 - População atende pedido e adesão à economia de água aumenta no primeiro mês de efetivação das novas faixas de bônus
 
No último mês do ano, 78% da população da Região Metropolitana de SP reduziu o consumo, resultando na economia de 4.800 litros por segundo, água suficiente para abastecer cerca de 1,4 milhões de pessoas. Na região abastecida pelo Sistema Cantareira, a adesão à economia foi ainda melhor: 79% da população reduziu o consumo
 
Mais uma vez a população da Região Metropolitana de São Paulo entendeu a importância do uso racional da água e reduziu o consumo. Em dezembro, no primeiro mês de aplicação das novas faixas de bônus, o percentual de adesão à economia de água subiu para 79% ante os 78% registrados em novembro. Todo o empenho resultou em uma economia de 4.800 litros/segundo, volume suficiente para abastecer cerca de 1,4 milhões de pessoas. Em novembro essa economia fora de 4.100 litros por segundo. Para se ter uma ideia da importância dessa economia, o Sistema Rio Claro, que abastece o bairro de Sapopemba, em São Paulo, e parte dos municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André, produz 4 mil litros por segundo.
Se por um lado se manteve estável o percentual de moradores que conseguiram o bônus de 30% na conta de água - 53% em dezembro e novembro - a nova faixa de bônus anunciada no ano passado permitiu que parte da população que já economiza, porém não atingia o bônus, conseguisse obter o desconta na conta em dezembro. No último mês do ano, 7% reduziram o consumo entre 10% e 15% e pagaram 10% a menos; 6% economizaram entre 15% e 20% e, portanto, obtiveram bônus de 20% na conta de água.
Dezembro também registrou queda no índice de clientes que subiram o consumo. No mês passado, 22% elevaram seus gastos de água; em novembro 24%. Já a fatia daqueles que reduziram o consumo, mas não conseguiram atingir o bônus, ficou em 12% em dezembro contra 23% em novembro. Tal movimentação reflete a aplicação da nova faixa de bônus que beneficiou essa população que não conseguia desconto, mesmo economizando água.
Desde o dia 1º de novembro, estão valendo as duas novas faixas no bônus. O imóvel que tiver redução igual ou maior a 10% e menor do que 15% no consumo terá bônus de 10%; quem baixar o gasto de água de 15% a menos de 20% terá uma redução na conta de 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Continua valendo o desconto de 30% para o consumidor que fizer economia de 20% ou mais.
O benefício vale para as cidades atendidas pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista; Região Bragantina: Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem; e Região de Campinas: Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Paulínia, Hortolândia e Morungaba.
 
Comunicação Sabesp

Banner
Banner
Banner

Site Login