Governo de SP lança licitação de obra que interliga Sistema Cantareira à bacia do Paraíba

30/01/2015 - Governo de SP lança licitação de obra que interliga Sistema Cantareira à bacia do Paraíba
 
Obra permitirá bombear água para a represa Atibainha, do Cantareira, em 18 meses
 
A  Sabesp lançou, nesta sexta-feira (30), o edital para a execução  da  interligação entre as represas Jaguari (bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (bacia do Sistema Cantareira). O empreendimento permitirá a  captação  de  água  na represa Jaguari e a transferência para a represa Atibainha. Com vazão média prevista de 5.130 litros por segundo e a máxima de 8.500 litros por segundo, o sistema também permitirá a transferência de água no sentido contrário, da represa Atibainha para a Jaguari.
A  transferência  estará  pronta  para  funcionar  em  18 meses (1 ano e 6 meses),  no  sentido  da  Jaguari  para  a Atibainha, reforçando o Sistema Cantareira.  O  transporte  da  água  captada  será feito por dois trechos distintos,  com uma adutora com 13,5 km de extensão e uma adutora em túnel com  6,5  km  de  extensão.  Entre os dois trechos haverá uma estrutura de transição  (tubo-túnel).  O  sistema será composto, ainda, por uma estação elevatória (de bombeamento), subestação elétrica e demais dispositivos.
O  bombeamento  no sentido inverso, da Atibainha para a Jaguari, estará em funcionamento com a conclusão total da obra – dentro de 1.080 dias (2 anos e  9  meses).  O  edital completo encontra-se disponibilizado na página da Sabesp (www.sabesp.com.br), no acesso fornecedores.
A  represa  Jaguari  de  Igaratá  tem capacidade para 1,2 bilhão de metros cúbicos  de  água. Sozinha ela armazena 20% mais água do que o volume útil dos  quatro  reservatórios do Cantareira. A Jaguari alimenta o rio Paraíba do  Sul,  situação que não será afetada pela nova obra. A novidade é que a represa poderá também receber ou enviar água para o Sistema Cantareira.
A  interligação  é  uma  medida  importante  para enfrentar a pior seca da história   do   Sudeste.   A   intervenção   está  prevista  no  Plano  da Macrometrópole,   que   lista   as   obras  necessárias  para  garantir  o abastecimento  nas  próximas  décadas  para  a  Grande  São  Paulo, Região Metropolitana  de  Campinas,  Baixada  Santista  e  Vale  do  Paraíba. Sua execução é essencial diante da crise hídrica.
Além  dessa  obra,  o  Governo do Estado entregou, nos últimos meses, três obras   importantes   para  aumentar  a  oferta  de  água  para  a  Região Metropolitana  de São Paulo. O Sistema Guarapiranga teve sua capacidade de produção  aumentada  em 1.000 litros por segundo; também no fim de 2014, o Sistema  Rio  Grande  ganhou mais 500 litros por segundo de capacidade. No último  dia  26, a Sabesp entregou a ampliação da transferência de água do córrego Guaratuba para o Sistema Alto Tietê, o que garante mais 500 litros por segundo de água entrando nesse sistema.
No  total,  as  iniciativas  do Governo do Estado para ampliar a oferta de água  na  macrometrópole  preveem  elevar  a produção em 25 mil litros por segundo.
 
Assessoria de imprensa da Sabesp

Banner
Banner
Banner

Site Login