Desde 2002, participação da mulher em cargos de alta gerência aumentou até 109,93%

05/03/2015 - Desde 2002, participação da mulher em cargos de alta gerência aumentou até 109,93%
 
Nos últimos anos, a mulher tem continuamente conquistado mais espaço no mercado de trabalho. Em alguns cargos, este aumento pode representar 109,93%,  comparando o número de mulheres nem cargos de Vice-presidência, de 2002 a 2015, segundo informações do banco de dados da Catho, site de empregos líder no país.
Analisando dados históricos, fica clara que a diferença de gênero no mercado de trabalho vem caindo ao longo dos últimos anos. Nas 6 principais instâncias de nível hierárquico, a presença feminina vem crescendo. São cargos de grandes organizações de diversos segmentos que já contam com mulheres no comando.
Os cargos com maior aumento desde 2002 foram vice-presidência e gerência, com aumento de 109,93% e 82,17%, respectivamente. Depois supervisor (76,79%), seguido de presidente (67,96%), diretor (47,94%) e encarregado (40,11%).
 
Participação feminina por área
O levantamento da Catho também aponta o espaço que as mulheres têm em algumas áreas. Elas são maioria nas áreas de Recursos Humanos, Educação e Relações Públicas, Medicina e Saúde e Turismo.
 
Diferença salarial
Apesar dos avanços nos últimos anos, a última Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, mostra que ainda existe uma real diferença salarial por nível hierárquico. Homens de modo geral no Brasil têm a remuneração maior que as Mulheres. A pesquisa indicou que para o nível profissional (jr, pl e sr.) os homens estão ganhando 30,30% a mais que as mulheres, 4,21% a menos do que o registrado um ano antes.
“Notamos que ainda existe certa diferença salarial, porém,  é importante reforçar que a mulher vem conquistando seu espaço nos últimos anos e isso por seu próprio mérito, já que um fator determinante para conseguir marcar presença é, sem dúvida, a qualificação”, ressalta Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.
O levantamento realizado pela Catho, contou com dados do Cadastro Catho e da Pesquisa Salarial. O Cadastro Catho é um banco de dados com informações de mais de 7 milhões de profissionais e mais de 300 mil empresas nacionais e multinacionais. Já a pesquisa salarial é um levantamento feito a cada três meses que aponta o salário e benefícios dos trabalhadores brasileiros. A edição usada neste material foi a de fevereiro/15 (50ª) e contou com mais de 900 mil respondentes em 4.063 cidades de todo país.
 
Sobre a Catho - A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 10 mil contratações são feitas por meio do site, que hoje tem mais de 290 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Guia de Profissões e Salários, Simulação de Entrevista e Cursos Rápidos, bem como soluções para as empresas, como a Atração dos Melhores e o Recrutamento Perfeito.

FSB Comunicações

Banner
Banner
Banner

Site Login