Participação de mulheres cresce 250% nos canteiros de obras da MRV Engenharia; RM Vale também registra aumento

24/03/2015 - Participação de mulheres cresce 250% nos canteiros de obras da MRV Engenharia; RM Vale também registra aumento
 
Presença feminina na obras da região conta com mais de 70 colaboradoras que trabalham em empreendimentos em São José, Jacareí, Pinda e Taubaté
 
Nos últimos seis anos, aumentou em 250% a participação das mulheres no quadro de funcionários da MRV Engenharia, líder no país na construção de imóveis econômicos e a maior parceira do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A presença feminina nas obras também tem reflexo no Vale do Paraíba, onde 73 mulheres trabalham na construtora em empreendimentos nas cidades de Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté.
Enquanto que, em 2009, trabalhavam 1.285 mulheres na empresa, o número saltou para 4.494 em 2015. Deste total de mulheres que atuam hoje na MRV, cerca de metade delas (2.063) trabalham nos canteiros, executando atividades na própria obra como servente, ajudante de obra e pedreiro até no setor administrativo, em funções como auxiliar de engenharia e engenheira júnior.
Entre os motivos deste incremento, destacam-se a expansão das atividades da empresa a partir de 2007, com a abertura de capital; a escassez da mão-de-obra neste período que abriu oportunidades para mulheres ingressarem no setor de construção civil e o processo de primarização que passou a empresa. “Percebemos que em algumas atividades no canteiro de obras, como no rejunte de azulejos e na pintura, as mulheres tem tido destaque maior por serem mais habilidosas para executar tais tarefas”, explica Marcos de Aguiar Morgado Horta, Diretor de Contratos, Recebimentos e de Desenvolvimento Humano da MRV Engenharia.
A engenheira civil de 23 anos, Ruana Oliveira Mota, responsável por um empreendimento da MRV em Taubaté, é uma das funcionárias que tem crescido profissionalmente dentro da empresa. Com apenas 19 anos, ainda na faculdade, Ruana foi contratada pela empresa para ocupar o cargo de auxiliar de obra. Mas depois de formada, a engenheira foi promovida e deu um salto na carreira. A profissional já assumia alguns desafios nas obras, como o de liderar mais de 100 funcionários, homens em sua maioria. “Quando me delegaram essa responsabilidade, sabia do meu desafio. Eu tinha 23 anos e tive de auxiliar na liderança de uma equipe grande de funcionários homens. Então desde o início impus respeito e eles nunca me diminuíram como profissional por eu ser mulher”, conta Ruana. Hoje, dos 25.980 funcionários na MRV Engenharia, 17,2% deste total corresponde ao universo feminino.
 
Presença de mulheres na construção civil
Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego, o número de mulheres atuantes na construção civil aumentou 65% na década. Em 2000 elas eram pouco mais de 83 mil entre 1,094 milhão de pessoas empregadas. Já em 2008, elas ocupavam 137.969 vagas em um estoque de trabalhadores de quase 2 milhões.
 
A MRV Engenharia - Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 230 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em 128 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal.
 
Alameda Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login