Construtoras apostam em construções saudáveis

06/04/2015 - Construtoras apostam em construções saudáveis
 
Qualidade do ar, luminosidade natural, acústica do entorno e entre unidades, caminhamento das tubulações elétricas e hidráulicas e capacidade de personalização dos apartamentos são alguns dos elementos analisados e trabalhados para garantir mais conforto e saúde aos moradores; Residencial Albert Scharlé, empreendimento da Construtora Caparaó, acaba de receber nível máximo do Selo Casa Saudável
 
Sempre inovando no ramo da construção civil, a Construtora Caparaó apresenta novo conceito de construir, que busca a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde dos futuros habitantes de suas edificações. Prova desta iniciativa é que a empresa acabou de ter o Residencial Albert Scharlé, certificado em nível máximo (A) pelo Selo Casa Saudável, primeira certificação mundial cujo objetivo é assegurar ambientes saudáveis em todas as fases da construção. Para a arquiteta da Caparaó, Letícia Valle, este selo reforça todo o empenho da Construtora em apresentar ao mercado, sobretudo aos nossos clientes, produtos inovadores. “Queremos construir ambientes sadios utilizando materiais e técnicas construtivas que evitem efeitos negativos não só para os operários durante a obra, mas também sobre a saúde dos futuros moradores”, afirma.
Os elementos essenciais para avaliar as condições do ambiente de uma casa saudável são: luminosidade, qualidade do ar, acústica, qualidade da água, eletromagnetismo, materiais, projeto, paisagismo, manutenção e sustentabilidade. Como muitas das medidas propostas pela certificação já são práticas comuns nos canteiros de obras e nos projetos da Caparaó, a certificação foi obtida sem maiores esforços neste empreendimento.
A implantação de uma única torre em um quarteirão inteiro garante a livre circulação de ar e a iluminação natural suficiente em todo o apartamento. Por estar em ruas tranquilas, mas próxima de avenidas importantes e de fácil acesso, a localização é privilegiada e fundamental para assegurar que o entorno não interfira na boa qualidade acústica dentro dos ambientes. Entre apartamentos, a atenuação acústica é conseguida entre os pavimentos com a instalação de uma manta acústica.
A disposição das tomadas dentro dos quartos também foi estudada para não prejudicar a saúde dos moradores, uma vez que a exposição excessiva a campos eletromagnéticos pode desencadear problemas como leucemia, câncer, fadiga e estresse. “O ideal é manter todos os caminhamentos elétricos a uma distância de 40 cm da cama para que eletromagnetismo não interaja com o organismo em repouso”, ressalta Letícia.
Uma premissa fundamental do Selo Casa Saudável é a personalização dos apartamentos. Este é um item fácil de ser atendido pela Caparaó por meio de seu sistema de Option Line. “Recebemos os clientes em nosso escritório e oferecemos inúmeras possibilidades de personalização das unidades para adequação ao estilo de vida de cada família. Outra exigência do Selo é a humanização das garagens. “Adoramos esse quesito. Com influência americana, este novo conceito incentiva a decoração dos estacionamentos, por onde a maioria dos moradores transita diariamente. Pintaremos, então, cada andar de garagem com uma cor diferente e aplicaremos adesivos nas paredes”, diz a arquiteta.
Para assinar o projeto paisagístico, foi contratado o paisagista do Instituto Inhotim, Luiz Carlos Orsini, que desenvolverá o trabalho de acordo com as solicitações da certificação – o Selo pede que cerca de 30% das plantas sejam comestíveis, diversificadas e com floração durante todo o ano.
Um ponto forte e especial do Albert Scharlé é a área de lazer no meio do prédio, o Intermezzo. Este diferencial deu ponto extra para a Caparaó obter o certificado. Localizado no 19º pavimento, esta área de lazer permite com que todos os moradores disfrutem da vista, pratiquem exercício e tenham um convívio entre vizinhos.
 
Otimizando recursos naturais
O projeto de iluminação feito para o Scharlé também foi um ponto forte na hora da avaliação. Serão instaladas venezianas interligadas às janelas, o que proporciona uma qualidade luminosa excelente quando aberta, e, ao mesmo tempo, deixa o ambiente totalmente na penumbra quando fechada.
Sobre a utilização de água, a Caparaó instala vasos sanitários com o sistema dual flux que possui duplo acionamento de descarga, evitando desperdícios. “Outra medida é a instalação de chuveiros economizadores, que diminuem o consumo para 12 litros por minuto, cerca de 60% menos do que o normal. É uma economia muito grande”, conclui.
 
Com Você Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login